2014 será um ano “Mobile” para Angola

2021

Capa Beezond

São 07:00 da manhã e a primeira tela que Eu chequei antes de todas outras? — Sim, foi a tela do meu “smartphone”. E já é uma rotina.

Ultimamente não tenho usado meu computador para checar emails, ler notícias, entre outros hábitos comuns de navegação. Esta pequena tela já superou até a TV (televisão). As pessoas combinam a maior parte de suas actividades usando os dispositivos móveis, até mesmo quando estão com os amigos, namorados, o que é algo um tanto irritante.

O tempo que as pessoas estão a consumir usando “dispositivos móveis” cresce a cada dia. Se você quer arriscar em um projecto paralelo este ano Eu sugiro tornar o “mobile” um canal central para seus negócios e actividades.

Estudos revelam que as empresas que não abraçarem uma estratégia “mobile” tenderão a fracassar em relacção à competição se for mais inovadora.

Da minha experiência de estudo, leitura de blogs e por seguir canais de diversos empreendedores, CEOs e sobre tudo do acompanhamento da última CES2014 (Las Vegas), Angola não fugirá o padrão.

Pelo facebook por exemplo criando uma campanha de anúncio, em configurações mais avançadas em que você pode dirigir a campanha para usuários de alguma plataforma “mobile” em Angola você consegue ganhar uma idéia em termos de números de usuários com facebook usando dispositivos móveis em Angola.

Facebook anúncios…
Facebook anúncios…

De certeza que haverá um número bastante considerável por fora também. Mas o fenómeno é que cresce bastante o número de usuários com dispositivos móveis capazes de correr aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram e Twitter que de certeza são os mais usados pelas pessoas.

Acredito que este crescimento é de censo comum. Ou seja, você já deve ter notado o quão cresce o número de usuários com dispositivos móveis. Então vou pular para o que acredito ser um grande passo para o ‘mobile’ em Angola para este ano 2014:

  • Rumores do surgimento de novas operadoras de telefonia móvel. E nós sabemos que são em grande parte responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico.
  • Plano de dados que existem nas operadoras móveis angolanas à preços mais baixos (???). O facto é que estas operadoras têm adicionado planos com a inclusão dos aplicativos mais usados como Facebook, Whatsapp.

E o ano começa bem com Startups lançando productos com foco ‘mobile’.

  • Você já usou o Sendout? um aplicativo que lhe permite enviar SMS de texto via internet para qualquer operadora do mundo? É daí que aparece a Bit-a-Byte, Inc, Startup vocacionada na indústria de Software e de variadíssimas soluções tecnológicas inovadoras, desde aplicações Web, Mobile e Stand-alone.
  • Onde ir? é uma aplicativo para dispositivos móveis, para publicação e visualização de eventos sociais, que te ajudará a estar a par de todos os eventos sociais que acontecem na nossa cidade. Criado pela Duotouch.
  • E “games” não estão de fora. A Interactive Load, uma Startup focada na criação de jogos e diversas outras formas de entretenimento para PC, dispositivos móveis e redes sociais deu-nos o Epic Adventure.
  • A Associação StartupAngola para impulsionar e contribuir de alguma forma para os mais diversos projectos e criação de novas Startups. Um exemplo é que todos estes aplicativos foram criados por membros associados à ela.

Para este ano, como um amante, evangelhista focado em ‘mobile’ digo que precisamos de um ecossistema ‘mobile’, conversar e aprender com pessoas mais expertas e com alguma experiência na área, partilhar estatísticas apesar de que privado a cada Startup pode ser importante para relatórios, inovação, monetização e crescimento de outras Startups ‘mobile’.
Não basta lançar o aplicativo, suporte e manutenção de no mínimo 1 ano demonstram maturidade e respeito ao usuário, torna-o também fiel ao aplicativo.

Estudo de criação de negócios e novas oportunidades é importante. Nós temos 4 Startups apresentando productos em ‘mobile’, precisamos crescer ou aumentar a demanda.

Então 2014 não vai fugir à regra, exactamente porque sempre houve predições ‘mobile’, mas este ano é diferente porque é o ano estimado para um grande crescimento em partilha de dados por dispositivos móveis Online, um grande crescimento e marco em ‘Mobile Marketing’, aumento da prática de pagamentos por dispositivos móveis, entre outros.

E a Beezond lançará a versão oficial do Cinyur com uma experiência mais social para o Cinema. “Você vai amar!”

Então, o que você pensa sobre 2014, vai comprar um ‘smartphone, tablet’ ou vai criar aplicativos para eles?

Obs: Se você quiser deixar “feedbacks” pode checar o post na nossa página do facebook ou “tagar” no twitter por @beezond_inc e @amarildo_lucas. “Enjoy”!

___________________________________________________________________________

Este texto foi publicado pelo por Amarildo Lucas no Medium e republicado aqui no MenosFios com a autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui