2,46 bilhões de pessoas no mundo já usam as redes sociais

2250

De acordo com o levantamento mais recente do site de pesquisas eMarketer, em 2017, um terço da população mundial, ou 2,46 bilhões de pessoas, vão se conectar nas redes sociais pelo menos uma vez por mês.

O número representa um crescimento de 8,2% em comparação com o estudo realizado em 2016, sendo que, para 2021, a previsão é de que 3,02 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizem as redes sociais.

Segundo a pesquisa, os principais factores para o crescimento dos usuários de redes sociais são a expansão da cobertura da internet móvel e o aumento da adoção de smartphones a nível mundial. Em 2017, 81,8% dos usuários de redes sociais vão se conectar via smartphone, aponta o estudo. Em 2021, esse percentual vai crescer para 86,7%.

O estudo do eMarketer não considerou aplicativos como Snapchat e WeChat, por exemplo que, para eles, não são exactamente uma rede social, mas, sim, um aplicativo de mensagens, mesmo que esses aplicativos estejam a concorrer cada vez mais com Facebook e Twitter, que, por sua vez, acabaram por incluir recursos semelhantes para vencer a corrida pela preferência dos usuários.

A maior parte do crescimento da população usuária de redes sociais veio com a disponibilidade de smartphones mais baratos, cobertura Wi-Fi acessível e expansão das redes móveis 3G e 4G. Esses fatores foram importantes geradores de crescimento de novos usuários de redes sociais em áreas em desenvolvimento como Ásia-Pacífico, América Latina, África e Oriente Médio.