4k e 8k, a proxima geração de video

0
2462

superhivision

Se você já teve uma experiência com um filme, jogo, ou mesmo um vídeo em HD, seja 720p ou 1080p deve saber que a qualidade de imagem é absolutamente incrível, sem falar que ela não perde tanta qualidade quando reproduzida em telas enormes. As resoluções HD convencional são excelentes  mas isso não fez com que certos pesquisadores parassem por aí, eles queriam mais, por este motivo surgiu o Ultra HD.

ULTRA QUE? HD JÁ É SUFICIENTE

Antigamente a resolução SD também era suficiente para alguns, mas para outros nem tanto. Mas a necessidade de apresentar uma imagem nítida e bem próxima daquela que obtemos com os olhos falou mais alto naquela altura e fala mais alto agora por isso que a rede japonesa de transmissão, NHK concebeu um formato de vídeo conhecido como Ultra HD.

Actualmente subdividido em 2 formatos, sendo que o primeiro é de 2160p mais conhecido como 4K que é o dobro do Full HD e o segundo formato de vídeo é de 4320p mais conhecido por 8K.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ultraHD

Como já citado acima os formatos 4K e 8K são considerados Ultra HD

  • 4K UHD (2160p) – Tem uma resolução de  3840 × 2160 (8.3 megapixels), isto quer dizer que possui 4 vezez mais pixels do que o  Full-HD (1920 x 1080, 2.1 megapixels).
  • 8K UHD (4320p)  – Tem uma resolução de 7680 x 4320 (33.2 megapixels), equivalente a 16 vezes mais pixels do que o Full-HD.

Se você já fica deslumbrado com um vídeo em alta definição imagina um outro com 16 vezes mais qualidade, é surreal. Só para se ter uma ideia analise a imagem acima ilustrando a diferença de proporções entre o Full HD e o Ultra HD.

ONDE É QUE OS GAMES SE ENCAIXAM?

electronic-gaming

O Mundo dos vídeo jogos a muito que tem acompanhado a evolução das resoluções e dos formatos de vídeo, e foi por isso que tanto se especulou que a nova geração iria surgir com suporte a tecnologia Ultra HD e o mesmo acabou por acontecer, ou seja, o PS4 e o Xbox One suportam o formato 4K. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que os jogos da próxima geração com o formato de video 4K viram com um nível de detalhe gráfico ainda  maior e poderão ser reproduzidos em telas enormes sem perder a qualidade gráfica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here