5 comportamentos que prejudicam a bateria do teu telefone

0
1790

Quase tudo nos telemóveis muda em termos de capacidades, mas a coisa que as fabricantes parecem não dar muita importância é na duração, capacidade das baterias e o que elas carregam – Energia. Quem nunca esteve naquela aflição em que precisa que o telefone sobreviva só mais uns minutos para uma chamada importante, ou naquela saída em que por não ter carregado o telefone em casa fica a procura de uma “tomada” pelo restaurante e etc.

Mas, eu ainda prefiro pensar que só não tocam na bateria para vender mais e elas já vêem com prazo de duração que normalmente é até ao lançamento do próximo modelo. 

stock

O que está a “matar” a bateria do meu telefone?

Das coisas que irei listar aqui de certeza que pelo menos uma vez já o fizeste, por exemplo: Carregar o telefone no computador (portátil ou não),  saiba que as entradas USB podem ser mais lentas a carregar os telefones. Além disso, não têm uma corrente eléctrica estável, constante, sofrendo por vezes picos derivados do funcionamento da própria máquina, isso tem influência directa na bateria do telefone, normalmente, há um aquecimento maior quando o smartphone está a carregar numa porta USB de um computador do que directamente na rede eléctrica.

Vamos responder a isso com 5 comportamentos que “todos os dias faz” , acha inofensivos mas que prejudicam a bateria do seu telefone. Sinta-se avisado(a)!

1 – Deixar o smartphone a carregar toda a noite

Estou sempre a dizer isso aos meus amigos mas preferem não aceitar…

Cost-Is-Not-Why-You-Shouldn-t-Keep-Your-Smartphone-Plugged-Over-Night-470378-4

De acordo com os dados dos fabricantes de baterias e com os dados recolhidos da utilização de baterias modernas que usamos nos telefones, as baterias de iões de lítio não precisam de ser totalmente carregadas. Aliás, nem é desejável fazê-lo. Na verdade, segundo afirmam, é melhor não carregar totalmente, porque manter a bateria em alta tensão nos 100% (que é o que acontece na maioria das vezes quando colocamos os dispositivos a carregar) cria stress desnecessário.

2 – Usar o telefone enquanto o carrega

Na verdade, os mitos surgem mas não são dadas grandes explicações quanto à sua possível credibilidade. Por que não utilizar o telefone ou o tablet enquanto está a carregar?

Uma consequência dessa utilização será a de um carregamento mais lento, dependendo do tipo de tarefa que está a ser executada enquanto carrega. Outra das consequências, a que deve realmente ter algum cuidado, é do aquecimento já que está a ser alvo de um esforço extra. Como o calor é o maior inimigo da bateria, uma temperatura excessiva é prejudicial à bateria, não necessariamente apenas durante o período de carga. Porque não o deixa carregar tranquilamente?

pro

3– Deixar acabar a carga da bateria do seu telefone

O mito que a bateria vicia e que tem de a deixar acabar para a carregar toda, para ela não viciar, vem dos velhos tempos das baterias de níquel. Isso é passado, esqueça! Fazer esse processo só aumenta o número de ciclos e lá se vai a vida útil da sua bateria. Hoje deve ter sempre a sua bateria entre os 30% e 80% dessa forma não terá problemas com os ciclos e não causará o chamado stress que diminuiu o desempenho químico da bateria.

4– Deixar o smartphone a carregar dentro do carro

As baterias são fabricadas com diversos dispositivos de segurança internos. Pelo menos 3 camadas garantem a segurança destas quando existem elementos que possam, de alguma forma, pôr em causa a estabilidade dos componentes e a integridade da bateria em si.

Utilize os dispositivos onde a temperatura ambiente estiver entre os 0 ºC e os 35 ºC. Condições com temperaturas baixas ou altas podem fazer com que o dispositivo altere o seu comportamento para regular a sua temperatura A duração da bateria voltará ao normal quando o dispositivo estiver em temperaturas ambientes mais elevadas.

Guarde o dispositivo num local onde a temperatura esteja entre os -20 ºC e os 45 ºC. Não deixe o dispositivo dentro do automóvel, uma vez que as temperaturas nos veículos estacionados podem ultrapassar estes limites.

5– Usar o carregador errado para carregar o seu smartphone

Até eu já fiz isso assumo mas, entenda que o seu smartphone vem com um carregador que foi desenhado para carregar de forma optimizada a sua bateria. Tem um ampere, ou tem dois amperes (o que o fabricante entendeu) e adaptou toda a estrutura da bateria e do carregador, assim como da fonte de alimentação) para receber a tensão correcta. Se alterar esse fornecimento de energia, poderá causar um dano irreversível na bateria do seu smartphone.

Pro 1

Muitas vezes e dado o uso, os carregadores ficam danificados e a solução que parece mais em conta é comprar outro

                                                              Em resumo…

As baterias já não são o que mais desejamos para uma utilização perfeita, mas ainda conseguimos tornar a vida das mesmas num cenário bastante pior. Uns por desconhecimento, outros pelo ritmo da vida e muitos por perfeita ignorância. 

 

Até já com mais novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here