A teoria do primeiro vírus informático de sempre

1781

NSA-Malware

Hoje eles dão cabo dos nossos computadores, corrompem os nossos arquivos, atrapalham o bom o funcionamento dos sistemas operativos, roubam nossos dados, multiplicam-se no nosso Hard Disk e muito mais coisas negativas que se possa imaginar, pois é, estas são algumas das tarefas mais comuns dos vírus informáticos.

Hoje qualquer um com conhecimentos de nível médio em informática pode criar um vírus de computador, mas não passa pela cabeça dos utilizadores de que o primeiro vírus foi idealizado por alguém que contribuiu fortemente para o desenvolvimentos dos computadores, John Von Neumann ou simplesmente Von Neumann. O matemático histórico que teve um trabalho notável na teoria dos conjuntos, análise funcional, teoria ergódica, mecânica quântica, ciência da computação, economia, teoria dos jogos, análise numérica, hidrodinâmica das explosões, estatística e muitas outras as áreas da matemática é o culpado.

Em 1949 Von Neumann realizou um trabalho acadêmico sobre a teoria de programas de computador auto-replicantes, onde ele descreveu como um programa de computador poderia ser projectado para reproduzir-se ou replicar-se. A obra de von Neumann foi publicada mais tarde como a ” Teoria da auto-reprodução autômatas”, tornava-se então publica pela primeira vez uma das formas de atuação dos futuros vírus de computadores.

A teoria do Von Neumann foi usada como modelo para o desenvolvimento de diversos vírus informáticos nos anos posteriores, como o primeiro vírus de sempre, o Creeper System, vírus que havia se propagado na ARPANET no ano de 1971.

O projecto de Von Neumann para um programa de computador auto-reprodutor é considerado o primeiro tipo de vírus de computador do mundo, e ele é considerado o pai teórico da virologia digital.

Fonte: Wikipédia