AAPSI instala primeira réplica de servidor raiz em Angola

0
2872

DNS

Provavelmente olhou para o título e ficou com algumas dúvidas sobre a tal réplica do servidor raiz instalada no nosso país. Mas não se preocupe, tentaremos explicar em alguns passos.

O que é a AAPSI?

AAPSI, Associação Angolana de Provedores de Serviços de Internet é uma organização que congrega os provedores de internet em Angola, com intuito de fomentar o desenvolvimento da Internet em Angola. Entre os seus membros podemos contar empresas como: Unitel, Movicel, Multitel, MSTelcom, ACS, Netone… (veja a lista completa)

O que é um servidor raiz?

Quando abrimos um site geralmente escrevemos o nome “www.menosfios.com” (um exemplo bem aleatório) Mas para essas informações serem compreendidas pelas dispositivos de rede é necessário haver uma conversão para um endereço IP. Essa conversão é uma das missões do servidor DNS(Domain Name Server).

Existem 13 servidores DNS raiz no mundo, eles são responsáveis por “conhecer” toda a rede. Para garantir a continuidade da rede várias cópias foram criadas, uma delas chegou agora à Angola.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona? Veja o vídeo abaixo:

Como foi que Angola conseguiu uma réplica do servidor DNS raíz?

Resultou de um acordo entre a AFRINIC, ISC (Internet Systems Consortium)  e a AAPSI . A Associação Angola de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) aderiu ao projecto Anycast Root Server que visa aumentar o número de réplica de servidores raiz na região Africana.

O que ganhamos com isso?

Menor latência, ou seja, o tempo que o servidor demorará a “converter” o nome do nosso domínio para um endereço IP. Isso será reflectido no tempo de carregamento das páginas.

Em África os países que já têm uma réplica do servidor raiz são: África do Sul, Malawi, Egipto, Nigéria, Costa do Marfim, Senegal, Tanzânia, Quénia e Ruanda. Angola entra assim pra esta selecta lista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui