Acer sofre ataque de ransomware e hackers pedem 50 milhões de dólares

0
1084

A Acer sofreu um recente ataque de ransomware na rede da empresa. Desse ataque resultou o acesso a uma significativa quantidade de documentos e informações confidenciais. O grupo de hackers pede 50 milhões de dólares em criptomoedas para não divulgar todas as informações online.

A confirmar-se, trata-se de um dos maiores pedidos de resgate de ransomware de sempre. De acordo com as últimas informações os hackers estão a dar à Acer o prazo de pagamento até 28 de maio, e ameaçam divulgar os dados roubados depois, caso o resgate não seja pago. A autoria do ataque, ainda por confirmar, está a ser atribuída ao grupo REvil, que já esteve por trás de outros ataques de monta no passado.

A Acer não confirma oficialmente ter sido vítima deste ataque. Um porta-voz da empresa revelou que: “monitorizamos rotineiramente os sistemas de TI e estamos defendidos contra a maioria dos ciberataques. Empresas como a nossa estão constantemente sob ataque e já denunciámos às autoridades e entidades de proteção de dados de vários países o aumento recente de situações anormais”.

Não se sabe se os hackers exploraram as falhas descobertas recentemente no sistema do Microsoft Exchange e que poderiam ser porta de entrada de hackers para os sistemas de várias organizações. Recorde-se que a correção destas falhas já está a ser disponibilizada pela Microsoft através de atualizações de segurança.

O grupo REvil anunciou o ataque na Dark Web e deixaram também algumas imagens como prova, como o pedido de resgate na plataforma Tor.

Com a facilidade informática e o surgimento de novas e mais poderosas tecnologias, é cada vez mais importante que os equipamentos e as nossas contas estejam protegidos com o máximo de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here