Akipaga é a nova plataforma de pagamentos móveis em Angola

1
5511

A Kwattel, uma instituição financeira não-bancária angolana regulada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), apresentou hoje, em Luanda, a sua plataforma de pagamentos móveis chamada “Akipaga“.

A plataforma, que está neste momento em fase de teste, ainda sem acesso ao público em geral, deve estar disponível até ao final do mês de Agosto.

O serviço, que tem como alvo a população desbancarizada e sem acesso a serviços financeiros, vai permitir a realização de depósitos, levantamentos, enviar dinheiro e efectuar pagamentos de serviços públicos.

Os pagamentos móveis destacam-se pelo baixo custo de acesso – basta possuir um telefone simples (entenda-se, feature phone), não precisa de smartphone, sem a necessidade de utilizar crédito de voz ou dados, nem possuir conta bancária.

No caso da plataforma “Akipaga”, os utilizadores precisam apenas de fazer o auto-registo por telefone (via tecnologia USSD) ou nos agentes oficiais. O serviço estará disponível em todo o País.

Em termos de segurança operacional, a empresa afirma ter investido em “dois centros independentes de gestão de dados”, o chamado data center, segundo a porta-voz e directora de marketing da Kwattel, Plácida Savo.

Os promotores da iniciativa garantem também a encriptação do sistema, ou seja, quem não está registado fica impedido de aceder às informações dos utilizadores e de utilizar a plataforma.

O nosso objectivo é levar os serviços financeiros até às zonas mais recônditas e potenciar os pequenos negócios, com facilidade, sem filas de espera e outros entraves“, disse Plácida Savo.

A Kwattel foi publicada no Diário da República em Fevereiro de 2020 e como referido acima, tem a licença do BNA para operar como “Sociedade prestadora de serviços de pagamento”.

1 COMENTÁRIO

  1. Cara editor, permita-me fazer uma correção.
    Quando menciona telemóvel analógico, muito sinceramente não sei a que se refere. Até aonde eu sei os telemóveis, vulgo de botão, também são digitais. Pode ser apenas dito os telemóveis não inteligentes ou não Smart.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui