Algoritmo de previsão da Microsoft acertou em todos resultados da fase de eliminação do Mundial 2014

2712

mudial-futebol-2014

Quem acedeu ao motor de busca da Microsoft , o Bing ou ainda utilizou o Cortana, assistente pessoal da Microsoft para os seus dispositivos móveis, notou que durante os jogos havia sempre uma previsão dos resultados.

Os resultados eram gerados usando um modelo matemático, a Microsoft previu a final entre Argentina e Alemanha. E previu também uma vitória da selecção europeia, para além de ter acertado em todos os resultados da fase de eliminação do mundial de futebol 2014.

Previsão Bing
Previsões acertadas no motor de busca “Bing”


O director da Microsoft para a área de comunicação para os consumidores, Craig Beilinson, falou sobre o projecto:

Tem sido uma experiência de ciência da computação divertida, aqui e pensamos muito sobre onde podemos usá-la. Esperamos que seja divertido para as pessoas verem mais do que apenas os resultados da pesquisa, para que consigam ver mais informações que elas podem seguir.

Este mesmo modelo tem sido usado pela Microsoft para prever outros eventos que incluam a votação do público, recorrendo a análise de citações nas redes sociais. O último evento que a Microsoft testou a sua plataforma de inteligência artificial foi durante a escolha dos novos jogadores da liga norte americana de basquetebol, a NBA, onde a plataforma conseguiu um resultado praticamente perfeito ao escolher que jogador iria para determinada equipa.

Mais detalhes sobre a plataforma podem ser encontrados aqui.

Para quem gosta de apostas, talvez seja a hora de perguntar à Microsoft antes de apostar a sua casa.

[Fonte]: Quartz