Angola Cables inicia a construção do data center no Brasil

525

Angola cables inicia hoje, 10 de Julho, as obras para a construção do data center da empresa angolana de telecomunicações, a ser instalado em Fortaleza, no Brasil.

De acordo com o CEO da Angola Cables, António Nunes, a infraestrutura constitui uma parte importante do ecossistema de telecomunicações, que resultará numa melhoria significativa das comunicações entre Angola e o mundo.

As obras serão concluídas até final do ano, juntamente com os cabos submarinos SACS e Monet que exigiram um investimento global orçado em USD 300 milhões. O CEO avançou ainda que, por ser o primeiro data center com a especificação Tier 3, das mais modernas e robustas centrais de dados, e por ser neutro, servirá como um ponto agregador, estando ligados a ele os grandes produtores de conteúdos, produtos e serviços digitais localizados na região.

 “ Deste modo, os conteúdos estarão mais disponíveis para os angolanos, na medida em que haverá uma redução substancial do tempo de espera para descarregar os dados”.

António Nunes, salientou que o Brasil é um dos maiores centros de produção de conteúdos em Língua Portuguesa, pois com a implementação desta infra-estrutura vai beneficiar também a comunidade académica dos dois países. “As comunidades académicas poderão tirar um grande proveito dos conteúdos, que podem ser partilhados nos dois sentidos, uma vez que, tanto os conteúdos na América Latina, quanto os disponíveis em Angola, tornam-se mais acessíveis para os diferentes mercados”.