Angola encomenda três aviões C2958 de última geração à Airbus

0
4573

O Executivo Angolano vai comprar três aviões de última geração do modelo C2958 à construtora aeroespacial europeia Airbus, onde duas das aeronaves serão equipadas especifícamente para vigilância marítima e uma para missões de transporte.

Segundo informação da Airbus, a encomenda do Governo Angolano foi reverente a um encontro entre o Presidente da República João Lourenço com o vice-presidente da empresa, Bernhard Brenner, que serviu para “agradecer ao Chefe de Estado pelo apoio prestado na assinatura do contrato com as autoridades angolanas, para a aquisição das aeronaves militares“, sita a nota.

Os dois C295 produzidos como Aeronaves de Vigilância Marítima (MSA) terão um papel fundamental para a Busca e Salvamento, controlo de pesca ilegal e das fronteiras, apoio em caso de desastres naturais, entre outros. Eles serão aplicados com o sistema de missão Fully Integrated Tactical System (FITS) desenvolvido pela Airbus, bem como sensores de última geração“, indica o comunicado da Airbus.

MAIS: Comitiva angolana visita instalações da AIRBUS Helicopters

Ainda falando sobre essa compra dos aviões, que pelo que revela a Angop esta “aquisição está prevista para os próximos 36 meses“, os três aviões serão equipados com a versão mais recente do conjunto de aviónicos (toda a electrónica a bordo dos aviões) Collins Aerospace Pro Line Fusion.

Com esta nova encomenda, a Força Aérea Nacional de Angola torna-se no 38° operador C295  a nível mundial“, acrescenta a Airbus.

De informar que esta encomenda está já prevista no orçamento desde 2018, quando João Lourenço autorizou, por despacho, a compra de três aviões do tipo C-295, para transporte táctico, no valor global de 159,9 milhões de euros, para equipar a Marinha de Guerra “com meios necessários para a protecção do espaço Marítimo e da Zona Económica em particular“.

Nesse mesmo despacho, conta o Novo Jornal, foi delegada na empresa Simportex, E.P., em representação da República de Angola, a celebração do contrato com a Airbus Defence and Space, S.A.U.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui