Angola lança 1.º Fórum sobre Cibersegurança

1682

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), fez o lançamento hoje(17) do 1.º Fórum sobre Cibersegurança, que decorrerá no dia 10 de maio do corrente ano.

Segundo o que foi revelado na apresentação do evento, o fórum vai agregar peritos, especialistas, representantes de empresas públicas e privadas, com vista a discutir as estratégias de segurança das redes e sistemas de informação, visando aumentar as garantias de uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço.

Para o ministro Mário Oliveira, a existência de uma realidade de insegurança e CiberCrime, nos diversos sectores, levando a concluir uma alta exposição de informação, face à situação, onde se espera que o encontro ajude a congregar ideias para uma solução eficaz.

MAIS: INE apresenta o relatório sobre Cibersegurança em Angola, Iº trimestre 2021

Por isso, o 1.º Fórum sobre Cibersegurança vai centrar-se numa mesa redonda com o tema: A visão das entidades públicas sobre o impacto dos ataques cibernéticos na sua atividade, onde serão ainda debatidas a importância da legislação angolana no combate ao CiberCrime, o impacto da prevenção do CiberCrime e o centro de operações de segurança ao serviço da CiberSegurança do governo, empresas pública e privadas.

Durante o fórum vai ainda ser abordado a questão da instalação da Academia de CiberSegurança, a par das já existentes no Instituto de Telecomunicações (ITEL), com vista a certificação de jovens angolanos, recém-licenciados neste sector.

Mário Oliveira referiu que não adianta haver leis e tecnologias sem quadros capazes de dar resposta à questão da segurança a nível do espaço cibernético nacional, por este motivo urge a instalação da Academia de CiberSegurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui