Google está a desenvolver um novo motor de busca com IA

2849

À medida que o novo Bing com Inteligência Artificial vai ganhando adeptos, a Google continua a desenvolver um novo motor de busca impulsionado pela tecnologia, numa tentativa de não perder terreno em relação à Microsoft.

De acordo com o The New York Times, a gigante de Mountain View terá entrado em pânico ao saber que a Samsung poderia tornar o Bing no motor de busca predefinido dos seus equipamentos, algo que a faria perder um contrato de 3 mil milhões de dólares.

Além disso, como detalhado num email interno a que o jornal teve acesso, a empresa estava com dificuldade em manter o ritmo e em acompanhar a “explosão” em popularidade do ChatGPT e da IA.

Segundo documentos internos, a tecnológica tem também planos para atualizar o Google com funcionalidades de IA, como parte de um projeto chamado Magi, que se estima que esteja a ser desenvolvido por cerca de 160 colaboradores.

Recentemente, a Google terá convidado um conjunto de colaboradores para testar algumas das funcionalidades do projeto Magi. Espera-se que as novas funcionalidades, disponíveis exclusivamente nos Estados Unidos, sejam lançadas no próximo mês, com mais novidades a caminho no outono.

MAIS: Google libera IA Bard para experiências ao público

Por outro lado, os planos para o novo motor de busca da Google ainda estão numa fase inicial e ainda não há certeza quando é que a empresa o tenciona lançar. Em declarações ao jornal, Lara Lavin, porta-voz da Google, afirma que nem todas as ideias acabam por ser lançadas, no entanto, a empresa está “entusiasmada por trazer novas funcionalidades com IA ao motor de pesquisa” e pretende partilhar mais pormenores em breve.

Recorde-se que, ainda no ano passado, o lançamento do ChatGPT alarmou a Google, que lançou um “código vermelho” interno, definindo o desenvolvimento de uma ferramenta semelhante para competir com a solução da OpenAI como algo urgente. Em fevereiro, a tecnológica apresentou o Bard, a sua resposta ao popular chatbot.

Já a utilização do Bing da Microsoft tem vindo a crescer ao longo do último ano, tendo ganho um novo impulso com a integração da IA. Em março, o tráfego no Bing aumentou 15,4% e no motor de busca da Google caiu 2,4%, apontaram dados da Similarweb.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui