Angola que reforçar cooperação intra-africana no âmbito espacial

1449

Angola quer estreitar cada vez mais a cooperação intra-africana no âmbito espacial, onde muito recentemente apresentou as vantagens e as oportunidades para os Países Africanos no uso das capacidades do satélite angolano de comunicações, o ANGOSAT-2.

Essa informação foi revelada pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação Pascoal Borges Alé Fernandes, falando na Conferência Newspace África 2023, de 25 a 28 de abril, em Abidjan, Costa do Marfim, reiterando ainda os objetivos de Angola no projeto de satélite de Observação da Terra, ANGEO-1, a sua Estratégia Espacial Nacional 2016 – 2025.

O Secretário de Estado disse ainda que Angola tem trabalhado de perto com outros países africanos de forma a contribuir para o sector espacial em África, onde alguns exemplos são o trabalho com os países da Região da SADC, onde lidera o Comité de Especialistas de Satélite da SADC no âmbito do Programa de Partilha de Satélites, bem como os diversos encontros que mantemos com diferentes países africanos partilhando a experiência adquirida no Programa Espacial Nacional.

MAIS: Instituições provinciais já beneficiam dos serviços do ANGOSAT-2

No painel em que Angola participou, estiveram presentes também Andiswa Mlisa, antigo Diretor Executivo em Exercício da Agência Espacial Nacional da África do Sul, Prof. Adama Diawara, Ministro do Ensino Superior e da Investigação Científica da Costa do Marfim, Professor Mohammed Belhocine, Comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ESTI) da União Africana.

 Além do secretário de Estado para as Telecomunicações, Tecnologias de Informação, a comitiva angolana contou também com o Diretor Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) Zolana João, que participou dos painéis: O Papel dos Satélites na Construção de uma África Conectada e Otimizar os Blocos Regionais para Inovação e o Desenvolvimento na Indústria Espacial Africana, e outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui