Início Aceleração Digital Angola, RDC e Zâmbia ligadas por fibra óptica

Angola, RDC e Zâmbia ligadas por fibra óptica

0
Angola, RDC e Zâmbia ligadas por fibra óptica

Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia tem agora uma ligação de fibra óptica conjunta, onde o plano de expansão da rede de fibra óptica terrestre prevê atingir “canais ópticos” de até 100 Gbps cada.

A inauguração da referida infraestrutura tecnológica contou com as presenças do Presidente da República, João Lourenço, e os homólogos da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tchisekedi, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, onde a ligação entre Angola e a RDC vai ser feita entre as operadoras Angola Telecom e a Liquid DRC, através de dois circuitos ponto-a-ponto.

O primeiro vai interligar Luanda e Kinshasa, numa extensão de 1.150 quilómetros, com capacidade de 40 Gbps. O segundo ponto é entre Luanda e Cabinda, passando por Nóqui, na província do Zaire, numa extensão de 690 quilómetros, possibilitando o acesso aos serviços de voz e dados a usuários nacionais e internacionais.

Quanto a ligação com a Zâmbia, vai ser realizada entre as operadoras Unitel e a MTN, a partir da zona de Karipande (província do Moxico), zona fronteiriça com a Zâmbia, até à estação PoP da empresa Angola Cables, em Luanda, com uma extensão de aproximadamente 2.000 quilómetros.

Esta ligação de fibra óptica entre os dois países enquadra-se no âmbito do Plano Estratégico do Executivo de tornar Angola num hub regional, alinhado aos objetivos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui