Angola recebe “Hackathon de Ideias” para impulsionar empreendedorismo juvenil

0
464

Angola vai receber nos próximos dias 24 e 25 de Julho o “Hackathon de Ideias“, um evento on-line que consiste na capacitação e promoção do empreendedorismo jovem nacional, bem como visa financiar e acompanhar projectos de intervenção com impacto social desenvolvidos por jovens.

No “Hackathon de Ideias”, os jovens empreendedores nacionais terão a oportunidade de trabalharem em equipa para construir, lançar e vencer desafios com os seus projectos originais, utilizando somente as suas capacidades, de modo a tornar as suas soluções vencedoras e receberem uma bonificação económica no valor de 1.250.000,00 kwanzas, além de usufruirem uma rede de networking especializado.

O concurso tem ainda como base desenvolver negócios sustentáveis, incorporando aos mesmos tecnologias e soluções financeiras e impulsionar a educação.

Vamos ter um grupo de mentores que irão apoiar os jovens durante os dois dias do Hackathon. Antes haverá uma formação pré-evento, em áreas temáticas como melhoria de processos, marketing, branding, teamwork ou apenas aprender sobre o processo de idealização e conceitos de empreendedorismo“, disse Afonso Zinga, da Universidade Agostinho Neto, que lidera o Conselho Consultivo da Policy Experimental & Evaluation Platform (PEEP) Angola, idealizadora do projecto.

MAIS: Startup Lumesoft com o projecto “Gurimdata” é a vencedora do Hackathon MAT

O “Hackathon de Ideias Angola” terá o patrocínio da multinacional Deloitte e com o apoio da Rede de Mediatecas de Angola (REMA), bem como da Embaixada dos Estados Unidos da América, do Instituto Nacional de Petróleos, da Miranda Alliance e da agência Young Network Angola, entre outros.

Segundo Dana Redford, Professor da Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), Presidente e fundador da PEEP, o “conceito do hackathon tem origem nos desafios inicialmente organizado em 1999 nos EUA, e tinha como objectivo desenvolver software para programas de código aberto, como a Sun Microsystems, dentro de um tempo muito limitado“.

Nos últimos tempos, o hackathon tem sido uma forma cada vez mais popular de encontrar novas soluções para problemas, e ao mesmo tempo mostra o que há de melhor no trabalho em equipa. Os jovens presentes no evento são incentivados a construir, lançar e vencer com as suas ideias originais e o objectivo é que criem e desenvolvam uma oportunidade de usar suas habilidades para ‘hackear’ ou realizar ideias inovadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui