Angola volta a marcar presença no Concurso Regional de Programação

984

No ano passado Angola marcou presença no 19º Concurso Regional Sul Africano de Programação (ACM-ICPC), onde acabaram por apurar-se 8 equipas para o concurso internacional, 8 equipas Angolanas de algumas universidades do pais. Para esta 20ª edição do referido concurso, quinze equipas angolanas de cinco instituições de Ensino Superior (IES) representam Angola, entre os dias 19 e 20 deste mês. O concurso será online, em tempo real, com os candidatos concentrados em locais específicos de seus país. Em Angola ficarão concentrados no Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC).

Quais são as equipas Angolanas que participarão deste concurso?

Segundo uma nota de imprensa,  os concorrentes nacionais são das faculdades de Ciência da Computação e de Engenharia Informática da Universidade Agostinho Neto, Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciência (ISPTEC), Instituto Superior Técnico Militar (ISTM), Instituto Superior Politécnico (ISP) – Huíla, apurados na fase nacional que se realizou nos dias 6 e 7 de Setembro.

As equipas angolanas vão concorrer online e em tempo real, a partir do ISUTIC, sede angolana do concurso, contra equipas da África do Sul, Níger, Togo, Nigéria, Costa do Marfim, Ilhas Maurícias, entre outras. O vencedor representará a região no concurso mundial a decorrer na Universidade do Porto, de 31 de Março a 5 de Abril de 2019.

O Concurso Internacional Universitário de Programação (ACM-ICPC) é a maior e mais antiga competição de programação entre universidades de todo o mundo. É um concurso realizado anualmente sob os auspícios da Association for Computing Machinery (ACM).