AngoSat-2 será lançado em março de 2022

2
812

O satélite angolano de telecomunicações Angosat-2, que a Rússia está a desenvolver, será lançado em órbita em março de 2022, de acordo com Nikolai Testoyedov, director-geral da Empresa de Sistemas de Satélites de Informação Reshetnev.

O trabalho na carga útil, feito pela empresa europeia Airbus é a parte mais crítica do projecto. Por isso, estabelecemos todas as relações necessárias, realizamos reuniões e estamos a acompanhar esse trabalho. Simultaneamente, iniciamos novos trabalhos para o Angosat – nossa plataforma de satélite“, ressaltou Nikolai Testoyedov.

Créditos: Roskosmos

Ao falar sobre a actualização, o director-geral do Programa Nacional de Gestão Espacial (GGPEN), engenheiro Zolana Rui acrescentou que “o processo é uma etapa importante porque envolve o acabamento do módulo ou a peça que recebe a carga, componente que integra as antenas e o sistema de comunicação que permitirá que o ANGOSAT-2 se comunique com os sistemas de recepção e transmissão do equipamento instalado em terra“.

O satélite, do ponto de vista de transmissão é uma estação repetidora dos sinais recebidos da Terra que são detectados, deslocados em frequência, amplificados e retransmitidos de volta à Terra. Um satélite típico é composto de uma parte comum (“bus”) onde se encontram as baterias, painéis solares, circuitos de telemetria e a parte de propulsão. Além do “bus” temos a carga útil (“payload”) composta essencialmente dos circuitos repetidores, denominados “transponders”. | Saiba mais

Zolana Rui também garantiu que Angola possui uma equipa de 45 técnicos em contacto permanente com o lado russo, entre os quais estão 15 Engenheiros da primeira linha nas mais diversas especialidades para acompanhar todo o processo.

O satélite será baseado na plataforma Eurostar-E3000 e o tempo de vida útil será de quinze anos. O Angosat-2, terá mais capacidade na Banda Ku em relação à Banda C, para poder suportar a internet.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here