[AngoTIC 2018] Presidente da República aponta desafios para as TICs em Angola

3523

O AngoTIC 2018 não podia ter começado da melhor forma, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, abriu o certame e durante o seu discurso deu indicações de como considera importante as TICs para o desenvolvimento do país.

AngoTIC

A nível governamental, o PR indicou aspectos como a inclusão económica, a reforma do Estado, a boa governação, a modernização e desburocratização do serviço público, economia digital e governação electrónica, como pontos importantes que deverão ter suporte das TICs.

é impossível perspectivar o futuro de qualquer empresa, instituição ou país sem uma rede de telecomunicações abrangente, moderna e eficiente – João Lourenço

Reafirma a aposta do Executivo na promoção e no desenvolvimento sustentáveis dos serviços de telecomunicações para satisfazer as necessidades básicas da população, das empresas e dos utilizadores em todo o território nacional.

Falou numa política de telecomunicações orientada para a criação das bases de uma nova estrutura de mercado, que explore as potencialidades das TIC nos domínios económico, social, cultural e ambiental.

O Presidente afirmou que se pretende vencer o desafio de transformar as telecomunicações em Angola num elemento catalizador do desenvolvimento, e harmonizar o sistema com os países vizinhos e com o mundo para evitar a exclusão tecnológica.

Projectos em destaque

Esperava-se que o PR falasse de projectos de destaque no sector das Telecomunicações, após a repercursão do insucesso da missão do AngoSAT-1, e durante o discurso esse foi um dos pontos citados, declarando que continua a ser intenção do Executivo investir em projectos estruturantes e indutores como  infra-estruturas  de banda larga assente em fibra óptica e de transmissão por satélite no quadro do Angosat.

O projecto MONET da Angola Cables, que liga Angola ao Brasil foi outro ponto de destaque. O PR voltou a levantar a questão da criação da indústria e do mercado de teledifusão no quadro da estratégia de migração digital.


O AngoTIC decorre no CCTA, entre 19 a 21 de Janeiro e estarão presentes os actores mais importantes do sector das TIC em Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui