Aplicação Kionect facilita vida de comerciantes do Quénia

1036

A aplicação “Kionect” está cada vez mais a facilitar a vida dos comerciantes no Quénia. Foi inventada pela empresa Mastercard e pela Fundação Bill Gates. A Mastercard está a pesquisar no Quénia novas tecnologias para o mercado mundial.

O Kionect é um sistema de pedidos digitais que possibilita que pequenos proprietários de quiosques em Nairóbi possam encomendar e pagar produtos via SMS.

O objectivo é o pagamento digital em vez de dinheiro. A empresa quer ganhar 500 milhões de clientes em todo o mundo até 2020. Uma vantagem para a Mastercard e também para os comerciantes.

Cerca de 1.500 comerciantes nos bairros de lata de Nairóbi já estão cadastrados no Kionect.

Michael Elliott, um dos executivos da Mastercard avança que, criou-se uma plataforma que permite aos pequenos comerciantes gerenciarem seu negócio com mais eficiência. Ao mesmo tempo, ao disponibilizarmos essas informações para os bancos, eles podem usá-las para pontuar os comerciantes. E assim os bancos podem conceder empréstimos para os comerciantes que mantêm pagamentos regulares.

O Quénia tem condições para a implementação desse projecto. Quatro em cada cinco quenianos têm telefones celulares ou smartphones. Mesmo nas pequenas aldeias, há bom acesso à internet.