Apple anuncia iPhone 13 em quatro versões

0
1677

A cinco minutos do arranque, mais de 305 mil pessoas esperavam pacientemente no YouTube para assistir ao mais que provável anúncio do iPhone 13. Durante o evento de apresentação de novos produtos da Apple, que decorreu esta terça-feira em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, foram mais de dois milhões em permanência.

Além da versão standard, o iPhone 13 vai contar com uma versão Mini, uma versão Pro e uma versão Pro Max, anunciaram os responsáveis da Apple, tendo como mestre de cerimónias Tim Cook, diretor executivo da Apple.

Todas estas versões, que revelam apenas uma evolução na continuidade sem grandes cortes com o passado, estão habilitadas a conectar-se às redes móveis de quinta geração (5G). E todas poderão gravar vídeos ultra-elevada resolução (4K) até 60 diagramas por segundo.

Entre as novidades, figura ainda a certificação que garante resistência a água e poeiras com a certificação IP68, que permite resistir a mergulhos de 30 minutos a seis metros de profundidade. O design mantém as semelhanças com o já longínquo iPhone 4.

Os quatro novos iPhone 13 têm como chamariz o novo processador A15 Bionic, que dispõe de novos quatro núcleos dedicados à eficiência e dois novos núcleos para quando é necessário garantir desempenho. O novo processador contém ainda quatro núcleos que formam a unidade de processamento gráfico, que promete uma melhoria de 30% face ao antecessor.

O A15 Bionic dispõe ainda de melhorias no Neural Engine, que assume a responsabilidade de executar tarefas de inteligência artificial e aprendizagem máquina, que permite reconhecer objetos ou analisar de vídeos. O processador usa arquitetura de cinco nanómetros.

O iPhone 13 “standard” tem um ecrã de 6,1 polegadas (15,4 centímetros). Mas há ainda a versão Mini, de 5,4 polegadas (13,7 centímetros). Ambos têm características similares (ainda que a versão standard garanta um pouco mais de autonomia da bateria) – mas dimensões e preços diferentes.

Na traseira da versão Mini e da versão “standard” figuram duas câmaras, que permitem captar imagens com 47% de mais luz face ao antecessor. Na captação de imagens destaque para o modo cinemático que dispõe de foco automático – e permite igualmente escolher o ponto de focagem manualmente.

Nos modelos maiores, há duas opções: a Pro e Pro Max. A primeira tem um ecrã de 6,1 polegadas (15,4 centímetros) e a segunda tem 6,7 polegadas (17 centímetros). Em ambos os casos, há uma piscadela de olho evidente ao segmento de criativos, fãs de videojogos – ou apenas executivos mais endinheirados.

Ambas as versões de maiores dimensões dispõem de um trio de câmaras na traseira (com 12 MegaPíxeis), que promete surpreender cinéfilos e realizadores com o modo cinemático e o modo noturno, e ainda a possibilidade tirar fotos “macro”, a dois centímetros de distância. Ambos têm ecrãs com luminosidade normal de 1000 Nits, podendo chegar aos 1200 Nits com imagens HDR. Os ecrã adaptam automaticamente a taxa de atualização de imagens até aos 120 Hz, consoante as necessidades.

De notar ainda que estes modelos maiores contemplam não só versões de armazenamento de dados com 128, 256 e 512 GigaBytes, que estão disponíveis nos modelos Mini e “Standard”, como ainda permitem escolher uma versão com 1 TeraByte – que ainda há pouco tempo apenas estava ao alcance dos computadores portáteis.

O iPhone 13 Pro está a venda com preços a partir de 1.400 Dólares. A versão Pro Max tem preços a partir de 1.500 Dólares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here