Apple revela novo tipo de computador em forma de óculos

3588

Depois de quase oito anos em desenvolvimento, a Apple revelou ontem, a sua nova aposta no mercado, com o primeiro dispositivo de realidade mista da empresa: o Apple Visio Pro.

Durante o evento WWDC, a Apple revelou o seu novo dispositivo de realidade mista, que tinha vindo a surgir em rumores faz já meses. No entanto, este torna-se agora oficial, juntamente com todas as suas novidades.

Segundo Tim Cook, com o Vision Pro, os utilizadores não ficam limitados apenas aos ecrãs, podendo usar os espaços à sua volta para as mais variadas atividades. A empresa parece encontrar-se a focar no uso deste dispositivo como um equipamento de realidade aumentada, invés de virtual – o foco da apresentação foi exatamente nas suas características que permitem integrar o mundo virtual e real.

O dispositivo possui um design bastante similar ao que surgiu dos rumores, sendo similar ao de óculos de sky. Obviamente, existe um ligeiro toque da Apple, como é o caso da coroa digital no topo, similar ao Apple Watch.

O Vision Pro conta com uma estrutura em alumínio, com um ecrã frontal protegido por um vidro. Existe um botão físico para a captura de conteúdos e uma coroa digital para ajustes. A parte traseira conta com uma fita ajustável para a cabeça dos utilizadores. Dos lados encontra-se ainda o que a Apple apelida de “audio pods”, que permite transmitir o áudio do dispositivo.

Ambiente virtual da Vision Pro

O hardware conta ainda com uma nova tecnologia, conhecida como “EyeSight”, a qual usa o ecrã frontal do dispositivo para apresentar os olhos dos utilizadores, ou fornecer indicações do que se encontra a ser realizado pelo mesmo. Por exemplo, caso o utilizador esteja a interagir com terceiros na sala, os olhos do mesmo ficarão visíveis para a pessoa do outro lado.

No interior, encontram-se ecrãs micro-OLED, que permitem obter uma excelente qualidade de visão final, ao que se junta ainda uma parceria com a Zeiss, para que os utilizadores possam usar as suas próprias lentes no dispositivo, invés de usarem o mesmo com óculos.

Apple Vision Pro

O ecrã opaco permite que as imagens sejam escurecidas com o ambiente em redor, e encontra-se ainda disponível uma câmara 3D integrada, que permite aos utilizadores capturarem conteúdos de imagens e vídeos “espaciais”.

A empresa sublinha ainda como o sistema pode ser usado para ver filmes ou jogos, aproveitando o espaço visível para o utilizador e criando uma sensação imersiva.

A Disney vai ser uma das primeiras parcerias da Apple. Bob Iger, CEO da Disney, surgiu no evento para revelar a parceria com a empresa e o Disney+, permitindo aos utilizadores terem acesso a diversos conteúdos da plataforma de streaming no Vision Pro.

A Apple foca este novo dispositivo como algo focado para trabalho, embora tenham sido revelados alguns usos em casa e com amigos e familiares. Ao mesmo tempo, a apresentação também deixou evidente que ainda existe trabalho a ser feito, sendo que esta revelação será focada em atrair os programadores para esta nova plataforma.

O Vision Pro vai encontrar-se disponível a partir de 3499 dólares… 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui