
Perder o telemóvel ou ser vítima de roubo é uma situação que ninguém deseja. Felizmente, a Apple disponibiliza uma funcionalidade que pode ajudar a proteger as suas informações pessoais: o Modo Perdido do iPhone.
Saiba neste guia como activar o recurso e que outras definições deve ajustar para manter os seus dados seguros.
O que é o Modo Perdido?
O Modo Perdido é uma funcionalidade integrada no sistema da Apple que permite bloquear o iPhone à distância, impedir acessos não autorizados e exibir uma mensagem personalizada no ecrã, como um contacto alternativo para devolução.
Quando activado, o dispositivo:
- Fica bloqueado com código de acesso;
- Suspende cartões associados ao Apple Pay;
- Permite acompanhar a localização em tempo real;
- Mostra uma mensagem personalizada no ecrã bloqueado.
Como activar o Modo Perdido no iPhone:
Através de outro iPhone, iPad ou computador
Siga estes passos:
- Aceda à aplicação Buscar (Find My) noutro dispositivo Apple ou entre em iCloud.com.
- Inicie sessão com o seu ID Apple.
- Seleccione o dispositivo perdido.
- Clique em Marcar como Perdido ou Modo Perdido.
- Defina um número de contacto e escreva uma mensagem para aparecer no ecrã.
- Confirme a activação.
Após isso, o iPhone será bloqueado automaticamente.
Caso não seja possível localizar o dispositivo, pode optar por apagar todos os dados remotamente através da mesma plataforma. Contudo, após apagar, deixará de ser possível acompanhar a localização.
O Modo Perdido é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz, para proteger os seus dados em caso de perda ou roubo do iPhone. Manter as definições de segurança activadas e actualizadas é a melhor forma de prevenir dores de cabeça no futuro.
Num cenário onde a segurança digital é cada vez mais importante, estar prevenido faz toda a diferença.


Com uma capacidade projectada de até 180 terabits por segundo (Tbps), o sistema supera, em conjunto, todos os cabos submarinos actualmente ao serviço do continente africano. Esta capacidade tem potencial para transformar a conectividade de mais de três mil milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo cerca de 1,4 mil milhões de residentes em África, e coloca o continente como um centro estratégico do tráfego global da Internet, deixando de ser apenas um corredor de trânsito.
O governo da
O Parlamento português aprovou esta quinta-feira na generalidade um diploma do PSD para regular o acesso às redes sociais a menores de 16 anos, com os votos favoráveis dos grupos parlamentares do PSD e PS, e dos deputados únicos do PAN e JPP, votos contra do Chega e Iniciativa Liberal, e abstenção do CDS-PP, PCP, Livre e Bloco de Esquerda.
A implementação do Scam Signal baseia-se na colaboração entre bancos, operadoras móveis e empresas de tecnologia. O projecto envolve vários bancos importantes da África do Sul, bem como a MTN Chenosis, a FICO, a Jersey Telecom e a GSMA, a organização global de operadoras móveis.
O gestor discursava na abertura da Conferência “Outlook Fiscal 2026” da Deloitte, ao sublinhar o impacto real destas medidas, quer na vida dos cidadãos, quer do ponto de vista orçamental, recordando que as leis do OGE devem funcionar como instrumentos de ajustamento pontual e de correcção de imprecisões, e não como substitutos de reformas estruturais.

