Vários aeroportos na Europa estão este sábado com problemas técnicos que estão a causar atrasos e cancelamento de voos, tendo o aeroporto de Bruxelas avançado que foi atingido por um ataque informático contra um fornecedor de serviços.
Em seu site, o aeroporto de Bruxelas especificou que este “ataque cibernético” ocorreu “na noite de sexta-feira”, com “consequências significativas para a programação dos voos e infelizmente, resultará em atrasos e cancelamentos”. Pelo menos 10 voos foram cancelados e 17 estão com atrasos superiores a uma hora.
Microsoft e Cloudflare desmantelam rede de phishing RaccoonO365
O check-in e o embarque foram feitos manualmente nesta manhã. Em Londres, o Aeroporto de Heathrow, o principal da capital britânica, também indicou que foi afetado por essas interrupções, que “podem causar atrasos nas partidas”.
Nos aeroportos portugueses, “a operação aeroportuária decorre com normalidade”, disse à Lusa fonte oficial da ANA Aeroportos de Portugal, acrescentando que a empresa “está a acompanhar e a monitorizar em permanência a situação ocorrida noutros aeroportos europeus”.
Numa mensagem divulgada através da rede social X, Heathrow disse que a empresa Collins Aerospace, encarregada dos sistemas de embarque para “várias ligações aéreas em múltiplos aeroportos a nível mundial” tem “um problema técnico que pode causar demoras aos passageiros que partem”.
O aparente ataque cibernético de sábado ocorreu um dia depois de o aeroporto da segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo, anunciar que seu site havia sido hackeado.








