Autenticação em duas etapas continua a ser vista como “secundária” em muitas empresas

0
475

A segurança digital é bastante importante, não apenas para utilizadores individuais, mas também para as empresas. As práticas que são realizadas dentro da empresa ditam, em muitos casos, a segurança da mesma.

Uma das formas de garantir um pouco mais de segurança encontra-se sobre a ativação de sistemas de autenticação em duas etapas, algo que nos dias de hoje é considerado fundamental. No entanto, ainda existem muitas entidades que parecem ignorar esta regra básica de segurança – ou pelo menos a ideia de implementar a mesma como uma tarefa de segurança para com os funcionários.

De acordo com um estudo realizado pela Cyber Readiness Institute (CRI), uma grande parte dos pequenos negócios ainda se encontram a basear a sua segurança digital apenas em nomes de utilizador e emails, desvalorizando a implementação de autenticação em duas etapas.

No estudo, quase metade das empresas que foram entrevistadas afirmam que não possuem regras relativamente à autenticação em duas etapas, e que a maioria não implementa as mesmas nas suas contas digitais. Do estudo, 46% afirmam integrar a funcionalidade como uma ferramenta adicional de segurança.

MAIS: Ataques de ransomware as instituições de saúde aumentaram 94%, mostra estudo

Dos 54% das empresas que indicam não usar autenticação em duas etapas, cerca de 47% das mesmas indicam que não usam a funcionalidade por não saberem como a ativar e usar, ou porque não encontram vantagens no uso desta funcionalidade para proteger as contas.

Além disso, mesmo nas empresas que afirmam reconhecerem a existência da autenticação em duas etapas, apenas uma pequena parte exige o uso das mesmas como algo fundamental para a segurança digital dos funcionários.

A autenticação em duas etapas tem vindo a ser, cada vez mais, um ponto fundamental de segurança para os utilizadores e empresas em geral. Esta permite adicionar uma etapa adicional de segurança nas contas digitais que, embora não seja perfeita, protege as contas caso as senhas sejam de alguma forma comprometidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui