BAI adere aos serviços Cloud da Microsoft

1088

O Banco Angolano de Investimentos (BAI), vai implementar mais um serviço de inovação na sua infrasetrutura tecnológica- serviços Cloud Computing da Microsoft. O melhor banco digital a actuar no país que conta com um longo contrato empresarial da Microsoft, as operações do BAI são suportadas pelo Microsoft Azure, Office 365 e Dynamics 365.

Cloud (nuvem em português) computing é a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão. As preocupações com a largura de banda, espaço de armazenamento, poder de processamento, fiabilidade e segurança, são postas de parte. Basta uma ligação à nuvem, e as necessidades, em termos de tecnologias de informação, são satisfeitas.

“A Microsoft é um dos nossos principais parceiros no nosso programa de transformação digital”, afirma Nuno Veiga, chefe do Programa de Transformação Digital. “O nosso plano estratégico de TI inclui um roteiro conhecido como The Route Towards Digital Banking. Nele, há várias fases, cada uma com as principais intervenções da Microsoft ”.

O BAI ressalta a necessidade de tecnologia de ponta, especialmente em um sector tão importante quanto o sector bancário, onde confiabilidade e confiança são essenciais. Tendo em conta a recente turbulência económica do país, o banco concentrou-se na manutenção de operações contínuas e altamente estáveis. Para o fazer e concretizar os seus objectivos estratégicos, o BAI tornou-se um dos primeiros e mais inovadores bancos com serviços Cloud de Angola.

Nuno Veiga disse ainda que, antes de implementar a tecnologia cloud, a maior parte da comunicação do BAI era realizada via email. No entanto, várias falhas e interrupções afectavam a solução local do banco. A instabilidade de energia em Angola também representa uma ameaça, afecta a disponibilidade de e-mails e uma comunicação mais ampla em todo o banco.

Hoje, o BAI se beneficia de e-mail e comunicação sem interrupções. Com o Skype for Business, OneDrive e Microsoft Teams, a equipa desfruta de uma série de novos benefícios em termos de liberdade e acessibilidade. Graças às tecnologias em nuvem, a comunicação e a colaboração são mais simples e mais poderosas.

No que diz respeito à dimensão das operações do BAI, Veiga explica que “o BAI é o banco número um de Angola em activos, com mais de 1,1 milhões de clientes. O uso de soluções Microsoft aumentou muito nossa capacidade e capacidade de colaboração. Também reduziu bastante nossos custos de TI”.