BFA denúncia burlas através de e-mail e SMS

1094

O Banco de Fomento Angola (BFA) emitiu uma nota oficial a sociedade civil angolana sobre a ocorrência de burlas envolvendo a instituição bancária, através de e-mail ou SMS com um pedido de atualização de dados pessoais, de informação financeira ou com um pedido para clicar num link.

O BFA alerta aos seus clientes a “não caírem nesses golpes“, frisando que “não contacta os seus Clientes para pedir atualizações de dados via e-mail ou SMS” e os encoraja a “manter os seus dados seguros“.

De informar que mais de 4,587 casos de burlas por via de cartões de débito foram registados no ano de 2022, segundo os últimos dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

De acordo com Nelson Prata, Presidente da Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários (ACONSBANC), informou que a sua instituição regista em média um a dois casos de fraudes/dia, onde para minimizar o fenómeno, a mesma tem publicado alertas com instruções precisas para que os consumidores e clientes não “se deixem enganar“.

O Presidente disse ainda que a EMIS e o Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto entidade gestora da rede e licenciadora do sistema financeiro angolano, estão atentos ao fenómeno e estão a trabalhar no sentido de mitigar as fraudes.

Infelizmente, os que se dedicam a essa prática de fraudes também estudam e nem sempre conseguimos nos antecipar aos mesmos”, disse Nelson Prata.

É para se evitar esse infortúnio, vários especialistas e operadores do sector tecnológico angolano são da opinião que a literacia digital é chave para evitar burlas, algo que tem aumentado muito no país, nos últimos tempos, bem como reforçar a segurança e o número de utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui