BNA alerta sobre esquemas financeiros de burlas através da Internet

0
2199

Phishing BNA

Quem teve a chance de visitar a página oficial do Banco Nacional de Angola durante o final de semana, notou que há em destaque um alerta para todos que receberam ou venham a receber uma comunicação em nome do referido banco. Segundo o comunicado, o BNA tomou conhecimento da divulgação de uma mensagem fraudulenta de correio electrónico, cujo assunto indica “Banco Nacional de Angola, questionário de satisfação”.

Trata-se de um golpe bastante frequente, phishing scam, que continua a ser usado para obter dados de utilizadores mais desatentos. Leia mais sobre como se proteger.

Leia na integra a declaração oficial do BNA:

O Banco Nacional de Angola tomou conhecimento da divulgação de uma mensagem fraudulenta de correio electrónico, cujo assunto indica “Banco Nacional de Angola, questionário de satisfação”.
Trata-se de um procedimento em que, através de um endereço electrónico indicado no anexo, os utilizadores respondem a um questionário por via de um link, criado com a finalidade de apagar e/ou alterar dados de prestadores de serviços financeiros, códigos de contas, coordenadas bancárias, sob pretexto de padronização de requisitos dos sistemas e do ambiente bancário, recomendando o envio do respectivo questionário preenchido, até o dia 25 de Maio.
A este respeito, o Banco Nacional de Angola esclarece e adverte para o seguinte:
1 – A referida mensagem não corresponde à verdade, na medida em que não foi emitido qualquer Aviso ou Instrutivo, instrumentos utilizados pelo BNA, para alterar regras e procedimentos a adoptar pelas instituições financeiras;
2 – Sob nenhuma justificação deve divulgar-se a estranhos, informações ou dados de empresas ou pessoais, contas bancárias ou realização de quaisquer pagamentos.
3 – Caso se veja envolvido numa tentativa de burla pelos mecanismos acima referenciados, deve denunciar o facto aos órgãos policiais competentes.
Em caso de dúvida pode ainda contactar o seu banco comercial ou o Departamento de Supervisão Comportamental do BNA (reclamaçõ[email protected]).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here