BNA avalia os riscos do uso da tecnologia Blockchain

0
1830

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, disse, nesta quarta-feira, que estão a ser avaliados os riscos do uso da tecnologia de pagamento em dinheiro “criptográfico” conhecido por “Blockchain“.

O blockchain conhecido como o protocolo da confiança, é um banco de dados convencional que funciona como um livro de registros, mas inviolável, inderrubável e extremamente eficiente. E que usa blocos para registar e armazenar dados sobre transacções que ocorrem, usando o seu sistema, geralmente, associado a criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e outros.José Massano, que foi orador no webinar sobre “ Inclusão Financeira e Globalização” promovido pela Academia de Santa Catarina, justifica a necessidade da protecção, em primeiro lugar, dos clientes e pesquisas em torno dos benefícios que envolvem esta nova modalidade de troca de moeda. “Temos de ver se é uma modalidade aceitável.

O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados muito seguros que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital. A tecnologia está baseada em 4 fundamentos: o registro compartilhado das transações, o consenso para verificação das transações, um contrato que determina as regras de funcionamento das transações e finalmente, a criptografia, que é o fundamento de tudo.

O governador do Banco Central defende ainda a criação de um ambiente propício para a inovação, entre as quais regras para a protecção dos visitantes e o público em geral. Em Outubro de 2019, o Banco Nacional de Angola fez sair pedido de informação (Request for Information) em torno das soluções de Blockchain para o sistema financeiro angolano.

Na qualidade de Regulador do sistema bancário, o BNA procurou por empresas de tecnologias de informação que operaram no mercado nacional, para recolher informações sobre a aplicação da tecnologia Blockchain. Das empresas, o Banco Central queria ainda que estas fornecessem informações como poderiam contribuir para aumentar a transparência, eficiência e eficácia do mercado financeiro angolano, em torno do Blockchain.

Blockchain funciona como uma planilha de excel com, no mínimo, a origem, o destino e o valor da transação. Uma característica essencial do blockchain, entretanto, é que ele trabalha de maneira descentralizada e distribuída.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here