Tecnologia VSAT impulsiona agricultura no Botsuana

0
1273

Segundo uma pesquisa da consultoria Agrilinks mostra que mais de 60% da população trabalhadora de África está engajada na agricultura, que representa um terço do PIB do continente. No entanto, o sector é atormentado pelo uso de métodos e ferramentas desactualizados, daí a necessidade de rápida modernização.

A falta de métodos modernizados e actualizados da agricultura tem sido um retrocesso para o sector agropecuário, que tem atribuído ao declínio da produção. O acesso a mercados, as novas tendências e as melhores ferramentas podem ser resolvidos através da digitalização e informações de alta velocidade. A recente introdução da tecnologia VSAT (Very Small Aperture Terminal) pela Botswana Telecommunications Corporation (BTC) tem visto agricultores locais a aproveitar o desenvolvimento para melhorar as suas operações. Há sinais de que a expansão da cobertura de internet de alta velocidade em assentamentos e áreas rurais impulsionou a produção da agricultura localmente. Os agricultores usam a internet para acessar informações de mercado, implementos de produção agrícola e detalhes vitais que influenciam as decisões agrícolas.

A tecnologia VSAT implementada permite a cobertura nacional mesmo nas partes mais remotas do país, dá aos agricultores conectividade à internet através da sua vasta rede de telecomunicações. Os resultados já começaram a aparecer especialmente na região de Kaká, que se orgulha de fazendas de gado.

Através da contribuição desta tecnologia que se enquadra na Quarta Revolução Industrial, é uma questão de tempo que a tecnologia de drone que suporta inúmeras aplicações importantes para a agricultura começa a ser totalmente utilizada pelos agricultores locais. A Tecnologia de drone aumenta a eficiência em certos aspectos da agricultura. Do monitoramento de culturas ao plantio, manejo da pecuária, pulverização de culturas e mapeamento de irrigação. O VSAT e tal tecnologia definitivamente funcionarão suavemente mesmo nas partes mais remotas do país, avança técnicos do BTC.

O povo de Botsuana e os defensores de tais tecnologias são inflexíveis de que a única maneira de impulsionar a agricultura localmente é seguir o caminho da Quarta Revolução Industrial. “Essas tecnologias têm potencial para ter um impacto positivo na productividade e rentabilidade do sector agrícola, especialmente durante este período da COVID- 19, que tem atrapalhado muito a cadeia de suprimentos a nível mundial. Com a ajuda da tecnologia na agricultura, Botsuana tem potencial para ser um país agrícola autossustentável”, disse um agricultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here