Cabo Submarino Norte foi oficialmente inaugurado na província de Cabinda

1567

A UNITEL, efetuou hoje, dia 9 de Fevereiro na Província de Cabinda a inauguração do Cabo Submarino Norte (UNSC) para a melhoria dos serviços de telecomunicações. O projeto UNITEL North Submarine Cable (UNSC) é uma rede planeada de cabos submarinos de fibra óptica, que liga as Províncias de Cabinda e Zaire, através de duas rotas distintas e vai permitir o fornecimento de serviços de telecomunicações móveis ou fixas de alto débito, melhorar o acesso à Internet bem como aos serviços de comunicações empresariais domésticas e internacionais.

O Cabo Submarino de Fibra da Unitel tem cerca de 1145 km de comprimento e uma capacidade de conceção de 93,4Tbit/s. Para assegurar ligações de rede de alta fiabilidade nas águas turbulentas do estuário do rio Congo, o sistema adota uma conceção protegida de 1 + 1. Um segmento repetido ligará Cacongo e N’zeto; enquanto que um segmento não repetido ligará Cabinda e Soyo, ambas cidades de grande relevância na produção de petróleo de Angola.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, Mário Oliveira, afirmou, esta quinta-feira, que o Cabo Submarino Norte é “muito importante para Angola porque vai permitir que continuemos a caminhar no sentido da modernização tecnológica”, disse, igualmente, que a infraestrutura trará melhor qualidade de serviços e a literacia digital seja mais próxima do cidadão.

 

O sistema está desenhado para fornecer serviços a outros operadores de telecomunicações, operadores de serviços de acesso à Internet, sistemas de segurança nacionais e governamentais, sistemas militares e outros. Incluirá também, a possibilidade de fornecimento de serviços de fibra óptica de capacidade elevada a diversas plataformas petrolíferas.

A província de Cabinda é uma importante província económica e tem um porto marítimo com uma localização geográfica especial, a comunicação com os outros países têm estado dependente de uma solução micro-ondas situação que será agora ultrapassada, com a chegada do cabo Submarino da Unitel que fornecerá aos residentes e empresas locais, uma rede de base submarina com grande capacidade, baixo atraso e alta fiabilidade.

Além disso, o Cabo submarino Norte da Unitel fornecerá ramais ao longo da rota, para conexões com plataformas de petróleo e gás para atender às necessidades das companhias petrolíferas com contacto em tempo real com plataformas offshore e gestão remota automatizada, aumentando a eficiência da produção das companhias petrolíferas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui