Check Point Research: Trickbot é o malware mais usado pelos cyber-criminosos

0
1597

A Check Point Research lançou o seu mais recente relatório do Índice Global de Ameaças, compreendendo o mês de Outubro de 2021, onde revelou que o Trickbot é o malware mais usado pelos cyber-criminosos nos últimos tempos, e onde ainda foi também revelado que os sectores da Educação e Investigação são os preferidos dos criminosos para atacar.

O Trickbot é um botnet modular e trojan bancário, que tem estado no topo da lista de malwares mais frequentes dos hackers, nos últimos meses, onde tem afetando 4% das organizações em todo o mundo, enquanto o “Apache HTTP Server Directory Traversal” é agora umas das dez principais vulnerabilidades exploradas por esses mesmos criminosos.

De referir que o Trickbot pode roubar detalhes financeiros, credenciais de conta e informações pessoalmente identificáveis, bem como espalhar-se lateralmente dentro de uma rede e largar o ransomware. Desde a captura do Emotet em Janeiro último, o trickbot se tornou o malware mais usado, tendo subido na escala por mais cinco vezes.

MAIS: Relatório da Check Point Software destaca o impacto do cyber-crime ao redor do mundo

De acordo com os analistas, o Trickbot continua a ser constantemente atualizado com novas capacidades, funcionalidades e vetores de distribuição que lhe permitem ser um malware flexível e personalizável e que pode ser distribuído como parte de campanhas multiusos.

Confira abaixo(foto) os malwares mais usados pelos piratas informáticos, nos últimos meses.

Eis os 8 malwares mais usados pelos hackers

Por fim, o mesmo relatório mostrou as secções que os piratas informáticos gostam mais de atacar, que são: Educação, Pesquisa, Telecomunicações, Governo e Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here