Cientistas desenvolvem telemóvel que não precisa de bateria

0
5010

Já imaginou, nunca ter que recarregar seu telemóvel novamente? Seria incrível. Pois é, os pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos de América, criaram um telemóvel que não requer bateria.

Os pesquisadores fizeram um telemóvel que colhe os poucos microwatts de energia necessários a partir de rádio e luz ambiente. Os cientistas conseguiram fazer chamadas do Skype com telefone sem bateria.

Shyam Gollakota, professor da Universidade de Washington, disse que “nós construímos o que acreditamos ser o primeiro telemóvel a funcionar que consome energia quase zero

Para alcançar o consumo baixo de energia, é preciso colectar a energia do meio ambiente, devemos repensar fundamentalmente como esses dispositivos foram projetados, disse o Professor.

O telemóvel foi desenvolvido com uma placa de circuito impresso, botões touch e uma célula solar. Esta célula tem quase o tamanho de um grão de arroz e é responsável por se comunicar com as estações base até 15 metros de distância para transmitir as ligações.

Agora os cientistas pretendem aprimorar o telemóvel com a adição de um display de papel electrônico, similar aos leitores de livros digitais com capacidade para reproduzir vídeos. A pesquisa foi financiada pela National Science Foundation e pela Google Faculty Research Awards.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here