Condições tecnológicas asseguradas no Censo Digital 2024, revela Governo

963

O Governo Angolano informou que estão reunidas todas as condições técnicas e tecnológicas para realizar um censo 100% digital em 2024, tendo em conta os resultados definitivos do Censo Piloto, que decorreu de 19 de julho a 5 de setembro deste ano, em sete províncias do país.

Para o diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), Hernany Luís, foi positivo o positivo que antecedeu e prepara o censo de julho de 2024.

Fez saber ainda que o Censo Piloto colocou a prova os meios e recursos informáticos/tecnológicos, com suporte à internet, através de um aparelho digital “tablet”, usado para a recolha dos dados.

Os 470 agentes de campo, entre recenseadores e supervisores, nas sete províncias, 14 municípios e igual número de comunas, usaram os conhecimentos sobre o Censo Piloto, essencialmente com recurso as tecnologias de comunicação e informação, tendo conseguido uma cobertura de 87,4 por cento (%) dos territórios abrangidos.

MAIS: Censo populacional de 2024 será pelo modo digital

O processo obteve um nível de resposta aos questionários de 98, 9%, entre os agregados familiares, coletivos e dos sem-abrigo, num total de 36 mil 552 habitações recenseadas.

Para o efeito, o Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTCS), integrante da Comissão Multissectorial para o Censo 2024, assegura a cobertura do sinal de internet, mesmo nas zonas mais recônditas do país.

Foi possível testar as dificuldades relacionadas com a interpretação dos instrumentos de recolha (questionário), manuseio de tablet, resistência dos materiais e equipamentos, assim como a movimentação dos técnicos nas áreas de difícil acesso”, asseverou.

Sobre os constrangimentos do processo, o diretor-geral adjunto do INE, que apresentou os resultados definidos do Censo Piloto, disse que as “dificuldades existem sempre, em qualquer processo”, mas a heterogeneidade da Comissão Multissectorial permite ultrapassar, em tempo real eventuais constrangimentos.

O porta-voz apontou como principais desafios a atualização cartográfica, dificuldades de acesso em algumas localidades e a cobertura do sinal de internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui