17.6 C
Angola
Sábado, Fevereiro 7, 2026
Início Angola Conferência “Transição digital da administração pública” volta para II edição em 2023

Conferência “Transição digital da administração pública” volta para II edição em 2023

2035

Será em junho de 2023 que vai acontecer a II Conferência sobre Transição Digital da Administração Pública, que vem para mobilizar e estabelecer o diálogo com a sociedade sobre os desafios da transição digital do serviço público.

Essa informação foi revelada pelo diretor-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Lopes Afonso, informando ainda que o fórum e feira de exposição e irá juntar individualidades nacionais e estrangeiras, líderes do sector público, privado e representantes de todo o ecossistema das tecnologias de informação e comunicação, para debater, disseminar e apresentar soluções e propostas para a transição digital em Angola.

Falando na cerimónia de lançamento da II Conferência, Meick Afonso frisou que o evento tem como objectivo fortalecer a participação e o controlo social dos processos da Reforma do Estado, nomeadamente, a Reforma Administrativa, a Reforma Tributária, a Reforma da Justiça e a Melhoria do Ambiente de Negócios, com ampla representação da sociedade em todas as esferas.

Segundo ainda o Diretor, o evento vai voltar a afirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes para a Digitalização da Administração Pública, para garantir um serviço público de qualidade como direito humano, universal, integro e equitativo, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.

MAIS: Governo aprova roteiro para implementação da Agenda de Transição Digital

Para essa mesma edição, espera-se a participação de especialistas e instituições de países ao redor do mundo, destacando a Estónia, a Polónia, o Brasil, o Reino Unido, Portugal e mais de oito mil presenças, cuja pré-inscrição deve ser feita a partir do website www.governo.ao.

Nos próximos dias o Governo terá uma plataforma de sistema digital que integrará toda a administração pública, para evitar, por exemplo, que o cidadão tenha de declarar a mesma informação duas vezes à função pública, bem como a apresentação de documentos presencial“, disse o Diretor-Geral do IMA.

Sobre os números da primeira edição, contou com mais de seis mil participantes e onde saíram recomendações que contribuíram para o projeto Simplifica 1.0 e 2.0, bem como consultar e receber contribuições para aprovação do roteiro digital que o governo aprovou em julho e a elaboração do portal único de serviços públicos, também aprovado e institucionalizado no mesmo mês.

Em conversas com os jornalistas, Meick Afonso ressaltou que foram criadas várias recomendações da primeira conferência, como a elaboração de um plano de ação que está em execução para melhoria da prestação do serviço público, bem como a identificação de prioridades, como projetos virados ao Ministério da Justiça, no sentido de ver melhorado o serviço na identificação civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui