Conheça iPadOS um sistema operativo para iPads

867

A Apple anunciou uma versão do iOS optimizada para mostrar melhor os conteúdos e janelas nos iPads com ecrã grande. Para começar, o iPadOS tem um botão Home redesenhado e que mostra mais aplicações por cada página.

A primeira mudança é visível já no home, que apresenta mais espaço para a grelha de aplicativos, possibilita a organização com uma quantidade maior de apps por página. Com um gesto a partir da esquerda, é possível acionar a função “Today View” para posicionar os seus widgets directamente no ecrã principal do tablet, incluindo informações como manchetes recentes, clima e agenda, entre outras coisas.

A Apple trouxe melhorias também ao multitarefa do iPad. Já era possível utilizar dois aplicativos aberto ao mesmo tempo, mas agora duas instâncias do mesmo app podem ser abertas lado a lado, como por exemplo o Notas.

Relativamente à lista de dispositivos compatíveis, com iPadOS começa naturalmente com os modelos mais recentes. Assim, temos toda a família iPad Pro, desde o modelo com 12,9 polegadas até ao modelo de 9,7”. Além destes, temos o iPad Air 2, Air (de 3.ª geração), além do iPad mini 4 e mini de 5.ª geração.

  • iPad Pro de 12,9”; Pro de 11”; Pro de 10,5”; Pro de 9,7
  • iPad de 6.ª geração; iPad de 5.ª geração
  • iPad mini de 5.ª geração; mini de 4.ª geração
  • iPad Air de 3.ª geração; Air 2

Uma das mudanças mais importantes é o aplicativo Arquivos, que começa a ter suporte a unidades USB (pendrives) e cartões SD, facilita a importação e exportação de documentos. É possível ainda adicionar arquivos nos aplicativos sem o uso de atalhos da Siri.

O iPadOS vai estar disponível no Apple Developer Program agora e deve chegar em fase beta ao público mais para o final do mês, com a versão final a estar prometida para o mês de Setembro.

FONTEApple
COMPARTILHAR
Artigo anteriorFacebook suspende instalação dos seus apps em smartphones Huawei
Próximo artigoSonangol sofreu ataque cibernético
Daniel Afonso Geto Estudante de Engenharia de redes e telecomunicações escreve sobre tecnologia precisamente por ser a sua área de formação, ser algo que ama fazer e para si é um previlegio fazer parte do maior site angolano de notícias ligadas à TIC.Partindo do princípio, parar é morrer, é também detentor das certificações: Administração de Redes, CCNA Routing, CCNA Switching e CCNA Security.