Conheça o novo conceito de comando de video jogos da Valve

0
1090

steamController

Desde os tempos mais remotos os comandos de video jogos tinham quase sempre o mesmo formato: botões de direcção e locomoção no lado esquerdo e botões de acções no lado direito. A Valve apresentou o seu novo comando que promete mudar este conceito. Batizado como Steam Controller, ele descarta completamente os botões tradicionais usados para a locomoção e as acções do personagem do jogo.

O Steam Controller utiliza um par de trackpads digitais no lugar dos botões analógicos tradicionais, e com base no novo layout o novo comando promete a precisão e o controle semelhante a um teclado e mouse.

Sem duvidas que a característica mais notável no Steam Controller são os dois trackpads digitais, a Valve também partilhou a mesma opinião no seu anúncio oficial. Neste mesmo anúncio eles disseram que atendendo as limitações que os comandos tradicionais impunham aos jogadores, eles pretendiam melhorar a firmeza e fidelidade de controlo com esse periférico.

CARACTERÍSTICAS DO COMANDO

controller_schematic

  • Trackpad Duplos: Projectado para ser manuseado com os polegares, eles serão de alta resolução e funcionarão também como botões clicáveis.
  • Sensorial: Foram incluidos 2  imans electromagnéticos em cada trackpad que podem gerar uma alta variedade de forças e vibrações, deste modo o jogador terá controlo sobre a frequência, amplitude e direção de movimento. Estes mecanismos tem o poder de fornecer ao jogador diversas informações como velocidade, limites, texturas, confirmações de acções e reprodução de ondas sonoras ou qualquer evento que os desenvolvedores queiram que os jogadores notem.
  • Ecrã Táctil: Como ilustra a figura, no centro há um ecrã tactil de alta resolução que também funciona como um botão que quando acionado apresenta as informações na tela principal para que o jogador não perca o foco. Ele é fundamental para alcançar um dos objectivos da Steam que é a compactibilidade com o catalogo inteiro da Steam.
  • Botões: São no total 16 botões posicionados simetricamente para que canhotos ou destros não sentissem alguma dificuldade no manuseamento. Vale lembrar que metade desses botões são acessíveis sem a necessidade de se retirar os polegares dos trackpads.

COMPATIBILIDADE COM O CATÁLOGO COMPLETO DA STEAM

controller_bindings

Segundo a Valve isso será possível porque foi criado um modo que representará o comando como rato e teclado perante a jogos que não foram projectados para o uso deste comando, ou seja, jogos antigos. Uma outra novidade é a possibilidade de partilha de configurações do comando. Isto vai permitir aos utilizadores poderem partilhar as suas configurações.

A proposta da Valve é realmente interessante porque eles pretendem fazer com que os jogadores que estão habituados ao teclado possam ter uma experiência parecida através de um comando, mas atenção que esse comando dispensa os botões tradicionais e adopta trackpads sensíveis ao toque. É impossível negar que a inovação é realmente grande, mas isso também pode abrir um caminho para uma rejeição ainda maior por parte dos jogadores.

Num ano em que as consolas falaram mais alto no mundo dos vídeo jogos a Valve ousou com esse novo dispositivo mostrando algo completamente diferente do habitual.

Fonte: Steam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here