Conheça os principais eventos de tecnologia em África agendados para 2021

1
1494

2020 foi um ano difícil para os grandes eventos de tecnologia a nível mundial. Em África não foi diferente, devido aos constrangimentos causados pela pandemia, vários eventos presenciais foram cancelados e muitos passaram para o formato virtual. Em 2021 espera-se que alguns eventos retornem para o formato “normal”, mas tudo dependerá do abrandamento dos casos de Covid-19.

Se quer participar em algum dos grandes eventos de tecnologia em África, deixamos uma lista com alguns eventos de destaque:

Janeiro 2021

28 de Janeiro: Digital Retail Forum
Localização:Joanesburgo, África do Sul.

A conferência centra-se nas tendências tecnológicas emergentes que ajudam os retalhistas a aumentar a produtividade, reduzir custos, atrair mais clientes, melhorar a experiência do cliente, aumentar a segurança e vender mais. O evento dirige-se tanto a pequenos retalhistas independentes como a grandes grupos retalhistas.

Fevereiro de 2021

24-25 de Fevereiro: FinBank Innovation Conference & Expo
Localização: Kigali, Ruanda

As novas tecnologias, incluindo blockchain, cloud e uma grande variedade de aplicações móveis estão a causar um impacto na indústria dos serviços financeiros e podem mudar o panorama competitivo no sector financeiro africano. Esta conferência pretende mostrar como será o futuro dos serviços financeiros em África.

Março de 2021

4 de Março: Cimeira da Transformação Digital
Localização: Lagos, Nigéria

O evento Lagos 2020 foi cancelado, mas o evento presencial 2021 ainda se concentra em estratégias, tecnologias e aplicações para ajudar os líderes tecnológicos a alcançar os seus objectivos de transformação digital – essencialmente uma mudança fundamental na forma como uma empresa utiliza a sua tecnologia, a sua força de trabalho e os seus processos empresariais para melhorar o seu desempenho e valor para os clientes. A conferência explorará tecnologias como a IA, IoT, computação em nuvem, aprendizagem de máquinas, robótica e análises de dados.

11 e 12 de Março : Conferência Blockchain Africa 2021
Localização:Joanesburgo, África do Sul.

Este evento promete ser a principal conferência sobre blockchain e criptomoedas de África. A conferência irá também explorar como estas tecnologias estão a proporcionar oportunidades a indivíduos, governos, empresas e instituições.

25-26 de Março: IoT Forum Africa,
Localização: Joanesburgo, África do Sul.

Cancelada em 2020, a edição de 2021 centrar-se-á nas cidades inteligentes, IoT para segurança pública, transformação digital, cadeia de bloqueio, segurança informática, IA, análise, estratégia de IoT, e adopção de IoT.

Abril de 2021

16 a 18 de Setembro: Innovation Summit
Localização: Cidade do Cabo, África do Sul . Este ano o evento será online.

A Cimeira de Inovação da África do Sul (SA Innovation Summit) é um dos maiores eventos de startups em Áfr. A edição do ano passado atraiu 600 empresas, 1340 empresários e 150 investidores. O programa da cimeira inclui concursos de pitching, visitas ao ecossistema e exposições.

Junho de 2021

7 a 11 de Junho : Women in Tech Africa
Localização: Century City Conference Centre, Cidade do Cabo, África do Sul . Este ano a organização pretende realizar o evento online.

Com mais de 1200 líderes e profissionais dos diversos ramos da tecnologia em África, a Women in Tech Africa pretende tornar-se na conferência mais progressista para as mulheres do continente africano, com oradores inspiradores e fóruns sobre tecnologia de ponta.

29 de Junho: Digital Transformation Congress
Localização: Joanesburgo, África do Sul

Este ano, o foco é em Inteligência Artificial, IoT, blockchain, aprendizagem de máquinas, cloud e edge computing… tópicos a não perder. Esperam-se apresentações de pesos pesados da indústria, workshops técnicos interactivos ou conselhos práticos de desenvolvimento de carreira, os organizadores afirmam que o evento deixará os participantes melhor preparados para tomarem o seu lugar como participantes líderes na Quarta Revolução Industrial de África.

Setembro de 2021

28-30 de Setembro: MWC África 2021
Localização: Kigali, Ruanda

A GSMA anunciou em 2020 que iria realizar a MWC África, em Kigali, Ruanda, em 2021, trazendo pela primeira vez ao continente a principal série de eventos mundiais. O Director Geral da GSMA, Mats Granryd, anunciou a notícia durante o seu discurso de abertura na Thrive Africa, a plataforma de eventos virtuais da GSMA.

A MWC21 África reunirá os principais nomes do mundo empresarial e tecnológico para se tornar no evento mais ligado e influente do continente. Este evento principal faz parte da série emblemática de eventos MWC da GSMA, que inclui edições em Barcelona, Xangai e Los Angeles.

Outubro de 2021

19 e 20 de Outubro: Edutech África 2021
Localização: Sandton Convention Centre, Joanesburgo, SA

A Edutech Africa foi concebida para inspirar e encorajar a troca de conhecimentos e para mostrar os disruptores que estão a ter um impacto transformador em todos os aspectos da educação.

Novembro de 2021

10-12 de Novembro: Festival AfricaTech [ AfricaCom e AfricaTech ]
Localização: Cidade do Cabo, África do Sul

O Africacom tem sido o evento de maior destaque na África Subsaariana. Durante vários anos, o AfricaCom foi o evento internacional de tecnologia a ter em conta. Agora, com os eventos AfricaCom e AfricaTech agrupados para ocorrerem em simultâneo no Festival AfricaTech, o estatuto do evento é reforçado. Esperava-se que o evento fosse presencial, mas até agora a organização confirma apenas o evento virtual.

22-23 de Novembro: Cybertech África,
Localização: Kigali, Ruanda

A conferência e exposição Cybertech oferece uma agenda abrangente e uma série de eventos especiais. Os eventos especiais da Cybertech cobrem tópicos específicos do sector. A conferência de 2020 ofereceu sessões sobre a construção do ecossistema de inovação, telecomunicações e IOT, sensibilização cibernética, ciber-segurança para infra-estruturas críticas, cibermedicina, agritech, ciber-segurança na aviação, investigações criminais na era cibernética e segurança financeira.


Uma nota especial para o evento AngoTIC, que foi cancelado em 2020 devido à COVID-19, mas até ao momento não há nota oficial sobre a edição de 2021.

Conhece mais algum evento de tecnologia com impacto em África? Partilhe nos comentários.

1 COMENTÁRIO

  1. Seria bom adicionarem o Africa and Arab championship (Concurso de Programação Competitiva), a se realizar no Egito, Lexur. Onde Angola será representada pelo ISUTIC, ISPTEC e UAN-FC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here