15.9 C
Angola
Sábado, Janeiro 24, 2026
Início Angola Conheça os vencedores da 4ª Edição do concurso de criação de jogos

Conheça os vencedores da 4ª Edição do concurso de criação de jogos

4747

No dia 18 de Julho de 2019, no Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) , em Luanda, trinta e seis candidatos participaram no concurso nacional de criação de jogos digitais, que visa desafiar e estimular a criatividade e inovação tecnológica.

Numa iniciativa da Universidade Metodista de Angola (UMA), o concurso se enquadra no âmbito dos Programas de Identificação, Selecção e Motivação de Talentos, Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica, inseridos na Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola e alinhado com a Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola (PNCTI).

Os candidatos com idades dos 5 aos 15 anos de idade representaram às províncias de Luanda, Bengo, Huíla e Namibe, concorrendo nas categorias de Ideia de Jogo, Protótipo, Inovação e Mirim.

Segundo Domingos Neto (Secretário de Estado para a Ciência e Tecnologia) o evento permite reforçar a aproximação e colaboração estreita entre investigadores científicos, as Instituições de Ensino Superior (IES) e Investigação de Desenvolvimento, e o meio empresarial, visando a transferência de tecnologia para o sector produtivo e sociedade geral.

Vencedores

O jogo denominado  “Esquadrão Mosquito” criado pelo startup Fam Studio, venceu o 1º Lugar na Quarta edição do concurso nacional de criação de jogos digitais, na categoria de inovação. O jogo vencedor ganhou destaque pela sua originalidade e na tecnologia usada, usando realidade virtual o jogo permite que o utilizador encontre mosquitos no seu meio ambiente e aniquila com os mesmo, os criadores com isto pretende, vir a combater um dos grandes maus da nossa sociedade a malária por meio de educação e acima de tudo muita diversão em realidade aumentada.

Na categoria de Ideias venceu em 1º Lugar o jogo NAIRENE – A PRINCESA DOS KWANHAMAS E A FLESHA DO SABER criado pela startup BomComix a ideia de um jogo que retrata a filha de um dos grandes Reis Africanos.

Já na categoria Prototipo venceu o Jogo Burrinho criado pela startup Autonação um passatempo que consiste na formação de palavras aleatória, relacionadas de acordo o tema escolhido. É um verdadeiro teste de vocabulário, para vencê-lo os jogadores deverão conhecer inúmeras palavras diferentes.

Para a surpresa deste ano uma nova categoria foi criada a categoria Mirim e como destaque o jogo vencedor foi A Marimba criado pela startup “Abc da Programação” que vem mostrar o potencial de lógica de programação para criação de jogos para jovens e crianças.

Prémios

Sobre os prémios, o primeiro classificado da categoria “Protótipo” levaram um computador da NCR , um quadro de Honra e uma medalha, para categoria Inovação receberam um Tablet e quadro e medalha igual a inovação, na categoria Ideia o primeiro classificado ganhou um telefone, um quadro e medalha. Os segundos e terceiros classificados ganharam brindes e medalhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui