Conheça os vencedores do concurso”Primeira Geração Angola”

0
1555
Vencedores do concurso PrimeiraGeraçãoAngola
Vencedores do concurso PrimeiraGeraçãoAngola [Créditos: Evandro da Silva]
Ontem, 22 de Setembro de 2016, quinta-feira, das 14:00 horas as 16:00 horas, no 9º Andar, Sala de Reuniões do edifício das Nações Unidas em Luanda, realizou-se a Cerimônia de Premiação do ‘Concurso de Inovação Primeira Geração Angola’ para estudantes universitários, sob o tema “Formas inovadoras que as TICs podem ser aplicadas para propulsionar a realização dos ODS em Angola”.

O concurso foi realizado pela Embaixada da Suécia em Angola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola (PNUD), baseada na iniciativa global “Primeira Geração” do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia lançada em apoio à disseminação global dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS constituem a Agenda ODS 2030 que conduzirão o desenvolvimento global nos próximos 15 anos, e compreendem 17 metas e 230 indicadores acordados pelos Estados Membros da ONU, incluindo Angola, em Setembro de 2015.

Abaixo os projectos vencedores:

1º Lugar : Lei para todos

O software de jogos “Lei para todos“, de Casimiro Tavares, venceu o concurso Inovação Primeira Geração Angola, de acordo com o mentor do software, o jogo congrega todos os diplomas legais do ordenamento jurídico angolano, onde o jogador se posiciona na condição de juiz e vai analisar um dado caso de cariz criminal. Para si, o jogo ajuda o cidadão a conhecer as leis vigentes e os direitos e deveres dos cidadãos.

2º Lugar : Kit de Diagnóstico Médico Móvel

Kit de Diagnóstico Médico Móvel” (KDMM) – ajuda os cidadãos a terem acessos à consultas de especialidades com apoio de  profissional de saúde à distância. Criado por Ismael Sanama.

Segundo o criador, os utentes podem fazer consultas e análises com um especialista e este fazer acompanhamento sem a deslocação do paciente, evitando enchentes nos hospitais e garantir acesso médico as regiões mais recônditas.

3º Lugar :  Centro tecnológico sustentável

O criador Edvandro Gungi da Silva, apresentou o protótipo de um “Centro tecnológico sustentável”, onde todos os meios técnicos e tecnológicos obedecem os padrões recomendados para a garantia de um ambiente saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here