Subida nos preços das comunicações em Angola. 1 UTT custará 10 KZ

6856

UTT

Há muito que rumores circulavam pelas redes sociais sobre uma eventual subida de preços pelas empresas de telecomunicações em Angola. Até ao momento, as empresas não conseguiram efectuar alterações “ao seu bel-prazer” porque existe uma entidade reguladora, o INACOM, que define o valor base para a tarifação.

Hoje a triste notícia veio à tona:  as comunicações se tornarão mais caras em Angola.

A confirmação veio após a aprovação nesta quinta-feira, pela Comissão Económica e pela Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros, da alteração do preço da UTT de 7,2 para 10 kwanzas.

Com a alteração vai ficar mais caro falar ao telefone, aceder à internet, pois por cada Unidade de Taxa de Telecomunicações (UTT) teremos de adicionar mais 2,8 kwanzas.

O ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, informou à imprensa no final da reunião:

“As recargas são baseadas numa taxa. É essa taxa que sofreu um incremento. A Unidade de Taxa de Telecomunicações vai valer 10 kwanzas” – José Carvalho da Rocha

A taxa actual (7,2 kwanzas) foi fixada há dez anos, por isso a maior parte dos utilizadores finais está habituado a fazer contas com esse valor.

Causas da mudança de tarifa

Segundo  ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, o reajuste da tarifa acontece numa tentativa de fazer o enquadramento com o actual estado económico que o país enfrenta, em que a inflacção está acentuada.

A mudança de tarifa foi cogitada, debatida, analisada durante os anos 2015 e 2016, numa “negociação” entre Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) e os operadores do sector.

Quando a taxa entra em vigor?

A nova taxa entrará em vigor daqui a 1 mês!

Como ficam as suas contas agora?

Tarifa actual Nova Tarifa
1 UTT 7,2 KZ 10  KZ
125 UTT 900 KZ 1250 KZ
375 UTT 2700 KZ 3750 KZ
625 UTT 4500 KZ 6250 KZ

 

Então lembre-se, brevemente se quiser comprar o tradicional cartão de saldo de 125 UTT, terá de gastar 1250 Kwanzas.

[yop_poll id=”16″]

Um golpe duríssimo à geração das redes sociais…