Conheça o primeiro relógio inteligente para pessoas com deficiência visual

0
2510

Dot (Ponto em português), é o primeiro relógio inteligente para pessoas com deficiência visual. Um dispositivo wearable, que em vez de apresentar informações através de texto e gráficos, usa um display em Braille.

O Dot foi desenvolvido por pesquisadores da Coreia do Sul, o aparelho pode ser conectado à smartphones via bluetooth, assim como o Apple Watch, por exemplo, e é capaz de exibir todo tipo de conteúdo em texto, como posts de redes sociais, a previsão do tempo ou as direcções de um sistema de mapas.

Se vivemos (ou quase) a era dos smartwatches, não há por que eles não serem inclusivos. E essa é a proposta do Dot, o primeiro relógio inteligente do mundo feito para deficientes visuais.

O Dot possui um ecrã que é feito de 24 sensores de toque e utiliza células electrodinâmicas para retransmitir informações. Com a ajuda desses sensores o dispositivo sabe quando o dedo do usuário atinge a última letra no visor e instantaneamente actualiza a tela com novas letras. Desta forma, o usuário pode ler através do pequeno círculo de 43mm (1.7in) de raio.

Os relógios para cegos não são algo novo no mercado. Contudo, a maior parte desses aparelhos usa o áudio para dizer as horas ou relatar mensagens a seus donos. O Dot inova sobretudo ao tornar a experiência íntima. Afinal, ninguém quer tornar públicas suas mensagens privadas.

O relógio inteligente utiliza marcações em braille integradas a um dispositivo electrônico chamada de Active Braille e segundo a empresa, reduz em cerca de dez vezes o tamanho, o peso e o preço do dispositivo, se comparada com as tecnologias existentes que dependem de electricidade.

Até agora já registam-se 140.000 pré-encomendas do relógio inteligente em 13 países diferentes. As versões inglesa e coreana estarão no mercado em abril de 2017, e vai custar US$ 290 USD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here