Conheças as startups africanas selecionadas para o fundo da Startup Wise Guys (SWG)

1778

A startup Wise Guys (SWG), que é um dos o aceleradores de startups mais experientes da Europa, bem como um dos fundos de investimento mais ativos nos últimos tempos, concluiu o seu primeiro fundo de investimento para as startups africanas, anunciando o primeiro lote de startups que foram selecionadas como parte do seu novo programa de aceleração digital Africano B2B SaaS.

O encerramento deste novo fundo de 8,5 milhões de euros, com o codinome Fundo Africano Wise Guys Africa I, marca assim o início de um grande compromisso da Wise Guys com as iniciativas tecnológicas de África, e onde a SWG vai investir em mais de 30 startups até 2023.

As nove startups selecionadas para esse primeiro ciclo, entre mais de 300 aplicações submetidas, vêm de vários sectores inovadores do nosso continente –Fintech, Agritech, Edtech, Cleantech, HealthTech e RetailTech-, e receberão cada uma 65.000 euros por um capital próprio de até 12%, bem como uma intensiva orientação de quatro meses. As startups selecionadas terão ainda a oportunidade de lançar um financiamento até 250.000€.

À medida que o investimento de startups e o capital de risco em África começam a aquecer, continua a existir uma falta de apoio significativo na fase inicial, e onde os recentes anúncios de captação de atenção sobre o investimento em startups em África têm-se focado principalmente em escalas e outras operações de maior escala, deixando as startups de fase anterior a quererem recursos.

MAIS: Conheça as 15 startups africanas selecionadas para o Google Startups Accelerator Africa

Eis as startups selecionadas:

T40 (Nigeria): O T40 é uma startup que ajuda as empresas intermunicipais de transporte e logística a gerir as suas vendas online e offline, pagamentos, operações, frota e clientes, isto tudo a partir de um único local.

Zofi Cash (Uganda): Essa inovação tecnológica permite um pagamento através do processamento de folhas de pagamentos em tempo real e tornando o avanço salarial mais  flexível.

KIOTAPAY (Kenya): É uma plataforma de gestão e serviços de propriedade baseada na nuvem que automatiza tarefas e processos para proprietários e cria acesso a bens e serviços para inquilinos.

Nigenius (Nigeria): Um site inteligente que fornece aos professores planos de aulas de qualidade gratuita e recursos de ensino online.

Dukapepe (Kenya): Projecto que capacita pequenos proprietários de lojas para comunidades mais fortes.

Cylon Accounting (Namibia): Um software de contabilidade para ajudar pequenas empresas na África Austral a gerir o seu dinheiro como um BOSS!

FloodGates (Ghana): Startup que oferece soluções de Identidade Digital para África.

FxKUDI (Ghana): A FXKudi está a resolver o problema das transferências de dinheiro transfronteiriças offline na África Ocidental, oferecendo transferências instantâneas e fiáveis de dinheiro sem taxas utilizando redes de agentes distribuídos e transferências de self-service na aplicação.

Scrapays (Nigeria): Elimina o pedido de resíduos recicláveis para empresas independentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui