Conseguirá a Angola Telecom recuperar 200 mil clientes de telefonia fixa?

3276

A Angola Telecom já foi dona e senhora das Telecomunicações em Angola, mas no início da década de 2000 a companhia estatal de telecomunicações começou a tomar um rumo diferente.

Um dos sectores que a Angola Telecom dominava completamente, era a telefonia fixa. Segundo as estatísticas do INACOM de 2016, existem 304.493 utilizadores de telefones fixos, sendo que a companhia estatal detém 68% dos utilizadores. Números que não são maus, mas parece que não agradam à companhia, que veio através do seu director executivo comercial, Bartolomeu Pereira, informar que pretende recuperar 200 mil clientes!

O mercado de telefonia fixa em Angola viu número de usuários a reduzir consideravelmente depois da entrada de operadoras de telefonia móvel no país, e isso fez com que, Angola Telecom que era a única empresa que oferecia serviços de telefonia fixa a perder o seu espaço.

O responsável da Angola Telecom falou ainda sobre as perdas que aconteceram durante os 26 anos de existência, catalisadas por danos em grande parte das infraestruturas com a vandalização das cabines de telefonias públicas, painéis solares. Destacam-se aqui os 42% do traçado de fibra óptica que se encontram inoperantes no momento.

A Grande questão: será possível recuperar estes 200 mil clientes?

Embora os dados do INACOM apontem para um crescimento nos dados de utilizadores de telefonia fixa em Angola entre 2015 a 2016, no resto do planeta os dados são contrários. Os lucros provenientes deste segmento vão baixando em todas as regiões e África não é excepção .

Como operadora com licença global, que a habilita fornecer serviços de voz, dados, televisão e outros, a AngolaTelecom vai recuperar e instalar, nos próximos dias, 1500 cabines de telefonia fixe públicas nas 18 capitais de província para levar este serviço das populações mais carenciadas.

As empresas de telefonia móvel estão com estratégias cada vez mais fortes, com taxas menores e planos mais benéficos para o bolso do consumidor. Com promoções em que o cliente não paga ligações para outros telefones da mesma empresa, estão a fazer com que o cliente deixe de usar o telefone fixo e use só o celular.

Angola Telecom hoje não é a única operadora que oferece serviços de telefonia fixa no mercado nacional, entre tanto, precisa projectar da melhor maneira a sua estrategia de recuperar os seus clientes, trazer mais facilidades, melhorias nas suas tarifas e não só.