Consultório MenosFios: 4 extensões que deves remover do Chrome, caso tenhas instalado

1043

Embora sejam úteis, as extensões para browser também podem esconder ameaças. De acordo com uma análise levada a cabo por investigadores da McAfee há um novo conjunto de extensões maliciosas que monitorizam o que os utilizadores fazem na Internet, com os atacantes a roubarem dados de navegação para enriquecerem à custa das vítimas.

Os especialistas explicam que as extensões para o Google Chrome, que já foram descarregadas por mais de 1,3  milhões de utilizadores, parecem “legítimas” à vista desarmada. Duas das extensões afirmam-se como soluções que permitem assistir a séries da Netflix com amigos, outra promete ajudar a fazer capturas de ecrã e uma outra a manter-se a par de preços online.

No Consultório MenosFios de hoje mostramos 4 extensões do Chrome, caso tenhas instalado no browser da Google.

  • Netflix Party 
  • Netflix Party 2 
  • Full Page Screenshot Capture – Screenshotting 
  • AutoBuy Flash Sales 

Apesar de disponibilizarem as funcionalidades prometidas, as extensões registam todos os websites visitados pelas vítimas e enviam a informação para servidores operados pelos criadores.

Segundo os investigadores da McAfee o objetivo é inserir código malicioso nos websites de e-Commerce visitados de modo a alterar as cookies e fazer com que os criadores das extensões recebam comissões por cada item comprado.

Recentemente, uma análise da Kaspersky revelou que, só no primeiro semestre deste ano, 1,3 milhões de utilizadores foram afetados por ameaças em extensões para browser. O adware apresenta-se como a ameaça mais proeminente.

As lojas digitais oficiais, como a Chrome Web Store da Google, não estão a “salvo”, mesmo assim, a principal forma de distribuição de extensões maliciosas é através de recursos de plataformas terceiras pouco viáveis.

____________________________________________________

Esse foi o episódio do Consultório MenosFios de hoje, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira proteger o seu navegador. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui