Início Consultório Menos Fios Consultório MenosFios: O que é o Discord, onde Jack Teixeira vazou planos secretos dos EUA

Consultório MenosFios: O que é o Discord, onde Jack Teixeira vazou planos secretos dos EUA

0
Consultório MenosFios: O que é o Discord, onde Jack Teixeira vazou planos secretos dos EUA

Foi esta quinta-feira, dia 13, sendo detido Jack Teixeira, de 21 anos, por suspeita de divulgar documentos militares confidenciais dos EUA. O jovem lusodescendente, um membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, terá divulgado estes documentos nas redes sociais, nomeadamente na plataforma Discord.

Mas, afinal, o que é o Discord? Explicamos tudo no Consultório MenosFios de hoje.

Sabe-se que Teixeira usava a plataforma para comunicar com os amigos com quem interagia num grupo (que o próprio administrava) onde todos partilhavam o gosto por videojogos. A grande maioria dos 25 milhões de utilizadores do Discord usa a plataforma com este mesmo motivo – criar comunidades em servidores com temas de interesse em comum e comunicar por via de texto, voz ou vídeo.

No Discord é possível comunicar com grupos por via de servidores públicos ou privados. Nos servidores públicos é possível comunicar com pessoas desconhecidas e falar sobre temas e pontos de interesse em comuns. Naturalmente, nestes servidores públicos estão presentes moderadores que garantem que utilizadores problemáticos não perturbam o saudável funcionamento da plataforma.

Os servidores privados servem outro propósito. Estas comunidades, que qualquer pessoa com acesso ao Discord pode criar, servem sobretudo para grupos de amigos ou conhecidos falarem uns com os outros sobre os mais variados temas. Tendo em conta o foco do Discord no mundo dos videojogos, a grande maioria usa estes servidores para comunicarem enquanto jogam a jogos online.

As autoridades ainda não revelaram como Jack Teixeira divulgou estes documentos confidenciais, mas especula-se que o jovem de 21 os tenha partilhado com os restantes membros do servidor privado de forma a impressioná-los.

____________________________________________________________________

Esse foi o Consultório MenosFios de hoje, onde pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui