Cuando Cubango com perspectivas de expandir internet gratuita

557

Decerto que concorda com Paulo Araújo (Co-Fundador da Startup Wi-Connect), quando afirma “Angola deve aumentar urgentemente a taxa de conectividade à Internet” para níveis similares a de países europeus, que rondam os 80%, para usufruir dos benefícios do Produto Interno Bruto Digital.

O Projecto Angola Online regressou em massa no ano de 2019, tendo já instalado vários pontos de acesso à Internet gratuita nas províncias do Bengo, Namibe e, agora, Cuando Cubango será contemplada com mais de 40 pontos de acesso à internet grátis, através da rede Wi-Fi, serão instalados até ao final deste ano, nas sedes municipais e comunais da província.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pela chefe do Departamento Provincial do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), Joana Tchiyoca, acrescentando que cada uma das 32 comunas que compõem os nove municípios da província do Cuando Cubango terá um ponto de acesso de Internet grátis. A responsável explicou que cada ponto de acesso à internet grátis suporta 250 utilizadores em simultâneo, com um raio de actuação de 120 metros na parte frontal e lateral.

Pontos de acesso à Internet grátis existentes actualmente

A cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, possui neste momento três pontos de acesso à Internet grátis, através da rede Wi-Fi, que funcionam em regime experimental desde o mês de Novembro de 2018, instalados no âmbito do projecto Angola Digital.