Curiosidades sobre os 30 anos da World Wide Web

437

Dia 12 de Março foi atingido um marco histórico: 30 anos de Web!

World Wide Web

A world wide web é a estrutura que permitiu que todos pudessem ter acesso ao conteúdo transferido pela internet. Se perguntar a um jovem hoje, que diferença existe entre web e internet, duvido que consiga obter uma resposta correcta.

Vamos aos factos?

Tim Berners-Lee é o pai da Web. Com 33 anos teve a ideia de fazer o que mais tarde seria chamado de World Wide Web, que viria a afectar a vida inteligente no planeta.

Tim Berners-Lee era um dos engenheiros de software da CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça, quando pensou em desenvolver um grande banco de dados de hipertexto com links, chamado “Mesh”, para ajudar seus colegas do CERN a compartilharem informações entre vários computadores. Essa ideia serviu de base para a World Wide Web que, completou 30 anos no dia 12 de Março de 2019.

  1. World Wide Web não é a mesma coisa que Internet

Apesar dos termos serem usados, muita vezes como sinónimos, a Internet e a Web não são a mesma coisa. A internet é um conjunto de redes que se conectam entre si formando uma imensa teia incluindo centenas de milhões de servidores e data centers que possibilita que de qualquer lugar do mundo você possa conectar com outros computadores em qualquer parte do planeta.

A internet teve a sua origem na década de 60, enquanto a World Wide Web surgiu no final da década de 80 para permitir que as pessoas conseguissem acessar de um modo fácil as informações armazenadas na internet.

Um exemplo prático: se você utiliza um aplicativo como o WhatsApp, por exemplo, isso usa a internet, mas não a web. A “www” usa o protocolo de transferência de hipertexto como base para a distribuição de informação e comunicação.

2. E se a “Web” tivesse outro nome?

Tim Berners-Lee considerou nomear a sua rede como “Information Mesh”, ou “Information Mine” ou “Mine of Information”.

3. E se a plataforma fosse fechada?

Em 1991, Berners-Lee passou a perceber a importância de tornar a web uma plataforma aberta, algo que defende até hoje. 

“Você não pode propor que algo seja um espaço universal e ao mesmo tempo manter o controle dele” – Tim Berners-Lee

Em 1993, Lee e a CERN anunciaram que o código usado para construir a web seria gratuito para qualquer pessoa usá-lo. Foi esse movimento que permitiu que a rede mundial de computadores se tornasse o que é hoje.