Dados de usuários do Facebook foram expostos na internet

0
1275

Os Pesquisadores de segurança descobriram que até 267 milhões de usuários do Facebook podem ter os seus dados deixados em aberto para hackers depois que um banco de dados contendo suas informações pessoais ficar sem segurança na web por quase duas semanas.

A situação foi descoberta pelo pesquisador de segurança, Bob Diachenko, e pela Comparitech. Segundo eles, as informações expostas incluem os números de identificação de usuários no Facebook, bem como os nomes e telefones informados nas suas contas.

“Um banco de dados desse tamanho provavelmente será usado para phishing e spam, principalmente via SMS”, disse Diachenko. “Os usuários do Facebook devem estar atentos a mensagens de texto suspeitas.

O pesquisador afirma que a página criada para acessar o banco de dados exibia palavras em vietnamita, sugerindo a origem de quem coletou os registros. O método para conseguir os registros ainda não está totalmente claro, mas, de acordo com Diachenko, há duas alternativas possíveis.

Uma delas envolve a API do Facebook que, até 2018, permitia obter fotos, grupos e listas de amigos pelo número de telefone do usuário. A empresa decidiu restringir essa ferramenta em resposta ao escândalo Cambridge Analytica.

Esta não é a primeira vez que o Facebook é acusado de negligenciar a privacidade dos usuários, com a rede social atualmente lutando contra um processo após um ataque no ano passado que deixou cerca de 29 milhões de contas de usuários abertas a hackers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here