Destaques do fórum alusivo ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

1432

Hoje (terça, 17 de Maio) assinala-se o dia mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação . Alusivo ao dia o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação proveu um fórum com vários convidados e palestrantes com temas como “O novo regime de licenciamento do sector das TIC“,  “A diversificação da economia“, “Oportunidades de negócios nas TIC“, “Empreendedores e as TIC” e “Angosat 1 – Desafios, benefícios e oportunidades“.

Muito foi dito neste workshop e a MenosFios destaca algumas das principais frases do dia:

Leonel Augusto

“O regime dará impacto considerado no que toca à diversificação da economia porque vai permitir a criação de novas operadoras de comunicações electrónica, novas prestadoras de serviços e até mesmo pequenas empresas poderão apoiar toda a actividade ligada ao sector e possibilitará a criação de operadoras regionais.”

Adminstrador do INACOM
Leonel Augusto

O Administrador falava do novo regime que irá permitir resolver algumas incoerências e irregularidades existentes no contexto actual do mercado, no que toca à oferta de redes e serviços de comunicação electrónica. Fez saber ainda que actualmente já estão a ser finalizados os documentos técnicos para se iniciar o processo de licenciamento de novas operadoras.


Diogo de Carvalho

“Há um tempo nós não conseguiríamos ter a internet nos telefones com a qualidade que temos actualmente, o que hoje já é possível” (…) “Vamos continuar a trabalhar, melhorar as estruturas de rede e continuar a criar estratégias de modo a que cada vez mais cidadãos possam ter acesso às tecnologias de informação e comunicação”.

Director executivo da Infrasat
Diogo de Carvalho

Diogo de Carvalho referia que a medida que se forem aumentando as infra-estruturas vai se ter grandes larguras de bandas até a casa dos clientes e com melhoria na sua qualidade de serviço de comunicação e internet.


Zolana João

“ É um satélite geoestacionário artificial, está localizado há 36 mil quilómetros a nível do mar e tem a mesma velocidade da rotação da terra que consegue cobrir um terço do globo terrestre.”

Director-Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional
Zolana Rui João

Segundo o Director, a conclusão do centro de controlo e missão está prevista para Novembro deste ano, enquanto o lançamento em órbita do satélite acontecerá no primeiro trimestre de 2017. Recordou que o processo começou em Outubro de 2013 e arrancou a 19 de Novembro do mesmo ano. A Angosat 1 está a ser construído na Rússia e o centro de controlo e missão de satélites está localizado na comuna da Funda, município de Cacuaco


José Carvalho da Rocha

“Basta ver que hoje as estações postais dos Correios de Angola são autênticas lojas com muitos serviços a disposição das comunidades”

Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação
José Carvalho da Rocha

O Ministro falava das vastas áreas de investimento e fez saber que o sector está a crescer e os indicadores são o número de utilizadores no país. O mesmo disse ainda que o Ministério entende que se deve fomentar esta pratica no cidadão, começando pelo meio acadêmico e os desafios que encontramos devem ser tidos por todos como oportunidades de negócios aproveitando as infra-estruturas existentes e as de complementaridade.

*Fotos: Joaquina Bento